Assinatura da Carta de Pirenópolis marca o encerramento do 89º COPTREL
Documento reúne deliberações e compromissos firmados pelos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais

O 89º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais foi encerrado nesta sexta-feira (10), após dois dias de discussões e definição de estratégias voltadas ao fortalecimento da Justiça Eleitoral brasileira.
Os trabalhos foram retomados no período da tarde com a apresentação da ferramenta GuaIA - Plataforma de Combate à Desinformação com IA e Confiança Eleitoral, desenvolvida pelo TRE-GO em parceria com o Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), pelo professor Eliomar Araújo, coordenador do projeto no Instituto. Em seguida, o professor Vladimir Safatle ministrou a palestra “A democracia brasileira diante da ascensão global dos novos autoritarismos”.
O servidor Bruno Mortari, da Assistência de Pesquisa e Estatística do TRE-GO, deu início à mostra de projetos inovadores com a apresentação do Ecossistema Nativa IA, iniciativa desenvolvida em parceria entre os TREs de Goiás, Acre e Amapá, os Tribunais de Justiça do Acre e Amapá e a Universidade Federal do Tocantins. Na sequência, o servidor da Corte Eleitoral baiana, André Luiz Cavalcanti, apresentou o Sistema Hefesto.
Concluindo a programação, foram apresentadas aos presidentes dos Tribunais as propostas elaboradas pelas diretorias-gerais e pelas assessorias de comunicação, voltadas ao aprimoramento das atividades desta Justiça Especializada.
O encontro foi concluído com a leitura e assinatura da Carta de Pirenópolis, documento que consolida os principais encaminhamentos e compromissos definidos pelo Colegiado, e a definição da sede da 91ª edição do COPTREL.
Secom