Jornalista Hélio Rocha é homenageado no TRE-GO

Sala da Secretaria de Comunicação Social e Cerimonial é batizada com o nome do escritor e jornalista

Jornalista Hélio Rocha é homenageado no TRE-GO

“Os bons poetas destravam os embaraços que tolhem a criatividade”. A frase, de autoria do escritor e jornalista Hélio Rocha, passa a partir de agora a adornar o hall principal do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), na placa que o homenageia, inaugurada hoje (17), com a presença de grandes expoentes da literatura e jornalismo goiano, familiares e amigos. 

Sem título

A solenidade, conduzida pelo presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, marca o batismo da “Sala Jornalista Hélio Rocha”, da recém-criada Secretaria de Comunicação Social e Cerimonial da Corte Eleitoral, capitaneada por Brazil Nunes.

Sem título

“O momento é significativo para toda a comunidade goiana, mas de modo muito especial para mim”, declarou o presidente Veiga Braga, ao iniciar a celebração, comunicando aos presentes que a iniciativa de batizar a sala homenageando o jornalista foi anunciada na primeira sessão plenária presidida por ele. “Quem se dispuser a escrever sobre a imprensa em Goiás terá que reservar significativos capítulos em homenagem a Hélio Rocha e a seus familiares. Hélio foi um grande nome do jornalismo”, afirmou o desembargador. 

Sem título

Valterli Guedes, presidente da Associação Goiana de Imprensa, convidado para proferir discurso no evento, agradeceu ao presidente pela iniciativa da merecida homenagem: “Hélio nos deixou e hoje ele recebe aqui, eu acredito, a primeira homenagem depois que ele partiu, que é a denominação da sala dos comunicadores. Nada mais apropriado que esta sala dos comunicadores tenha o nome de Hélio Rocha. Dessa maneira, deixo o nosso agradecimento profundo em nome da Associação Goiana de Imprensa, da qual Hélio era membro há mais de 50 anos - foi conselheiro e um grande colaborador.”

Sem título

O jornalista Bruno Rocha, filho do escritor, destacou, em um seu emocionado pronunciamento, ser mais do que justa a homenagem, uma vez que seu pai sempre foi um democrata, sempre defendeu a democracia e a Justiça Eleitoral.

Biografia

Hélio Rocha jornalista

Hélio Rocha, nascido em Corumbá de Goiás, em 14 de agosto de 1940, foi um renomado jornalista e escritor.

Estudou Ciências Sociais e Letras na Universidade Federal de Goiás (UFG) e começou sua carreira jornalística aos 19 anos, no jornal Diário do Oeste. Jornalista contemporâneo da ditadura militar, vivenciou a censura imposta nas redações.

Extremamente respeitado no meio político e cultural, Hélio Rocha era membro da Academia Goiana de Letras, onde ocupava a Cadeira número 7, e da Academia Corumbaense de Letras. Com 15 livros publicados, tem como obra mais conhecida “Os Inquilinos da Casa Verde”, que fala sobre os governadores que ocuparam o Palácio das Esmeraldas.

Hélio foi editor-chefe, editorialista e colunista do Popular por mais de 40 anos. Trabalhou nas revistas Manchete e Fatos e Fotos, do Grupo Bloch e foi correspondente de revistas e jornais do eixo Rio-São Paulo, e de Brasília. Também atuou como um dos coordenadores da implantação do jornal Diário da Manhã, em Goiânia.

O jornalista nos deixou em 5 de março de 2024, aos 83 anos de idade.

Sem título

Presenças

Compareceram à solenidade os juízes Márcio Moraes Júnior e Alessandra Gontijo; o diretor-geral Leonardo Sapiência e secretários do Regional; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Jales Mendonça; o assessor cultural do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Gabriel Nascente; os escritores e membros da Academia Goiana de Letras, Miguel Jorge e Aidenor Aires; o historiador e professor Nars Chaul; o assessor de comunicação do TRE-AM, Fábio Botelho; o supervisor de comunicação da Justiça Federal, Tiago Benia; o ex-deputado federal Vilmar Rocha, além de membros da imprensa goiana, familiares e amigos de Hélio Rocha.

Confira as fotos do evento.

Secom

Acesso rápido