Documentos de valor histórico da Justiça Eleitoral compõem Fundo Arquivístico

Após ação do TSE, Regionais se tornam entidades custodiadoras de acervos arquivísticos

Arquivo do TSE - 05.06.2023 - Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

A preservação da memória da Justiça Eleitoral (JE) é uma preocupação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em cumprimento à legislação sobre o tema, a Corte instituiu o Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral (PGD-JE), que contempla o Fundo Histórico Arquivístico da Justiça Eleitoral (Fhaje). Para compor o Fhaje, é necessário possuir o Código de Entidade Custodiadora de Acervos Arquivísticos (Codearq), que identifica de modo único cada instituição. Atualmente, a JE conta com 25 entidades custodiadoras: o TSE e 24 tribunais regionais eleitorais (TREs).

A gestão documental do TSE é o conjunto de procedimentos referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos produzidos e recebidos pelo Tribunal no exercício das atividades, independentemente do suporte em que a informação se encontre registrada. Já o Fhaje, coordenado pelo Comitê de Gestão Documental da Justiça Eleitoral, foi criado para o desenvolvimento de infraestrutura, o tratamento e a proteção especial dos documentos arquivísticos da JE considerados de guarda permanente. A custódia, a guarda e a proteção dos documentos são de responsabilidade dos respectivos órgãos produtores.

O coordenador de Gestão Documental (Coged) do TSE, Yan Engelke, explica que o Fundo Histórico da JE torna acessível a todas as pessoas as informações eleitorais para fins de pesquisa e informação. Além disso, “alcança ainda a transparência ativa preconizada pela Lei de Acesso à Informação (LAI) ao reunir e disponibilizar os acervos documentais antes mesmo de serem solicitados”, acrescenta.

A política de gestão documental aplicada aos órgãos do Poder Judiciário segue a Resolução CNJ nº 324/2020. Segundo a norma, esse trabalho deve se basear nos princípios da legalidade, transparência, proteção de dados e eficiência, bem como deve se adequar às normativas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), além de conter ferramentas de gestão documental que contemplem, no mínimo, os planos de classificação e as tabelas de temporalidades de cada órgão.

Ao perceber que os TREs não possuíam o Código de Entidade Custodiadora de Acervos Arquivísticos (Codearq), a área técnica do TSE encaminhou ofícios solicitando que cada Tribunal preenchesse o formulário de cadastro. O Codearq é fornecido às entidades custodiadoras desde que elas permitam acesso aos respectivos arquivos, ainda que haja restrições. Após o cadastro e fornecimento do código, as entidades custodiadoras passam a ter disponíveis no site do Conarq informações sobre o acervo, missão e formas de contato.

Os Regionais que já possuem o Codearq estão listados em uma página dedicada ao PGD/JE, dentro do Portal do TSE.

Para realizar a pesquisa de informações no arquivo do TSE – tais como resultados das eleições, registros de candidatos à Presidência, registros e cassações de partidos políticos, entre outros documentos e processos judiciais e administrativos da Corte Eleitoral desde 1945 –, é preciso fazer solicitação no Portal do TSE, em formulário próprio.

Pesquisa ao arquivo do TSE.

Saiba mais sobre informações e serviços oferecidos na Página da Gestão Documental.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.