TRE-GO apresenta exposição de Carlos Elias, intitulada “Homenagens”

Individual está aberta à visitação até 16 de dezembro

Vernissage Carlos Elias

“A arte é instrumento de resistência. A vida é curta, mas a arte é longa”, declarou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Francisco Campos, ao apresentar o vernissage da exposição “Homenagens”, do artista plástico Carlos Elias, em exibição na sede do Tribunal.

A iniciativa da Comissão de Gestão da Memória e Cultura desta Corte visa facilitar o acesso à cultura em espaços da Justiça Eleitoral, promovendo a aproximação com a sociedade.

De acordo com o desembargador-presidente, “democratizar a arte é hoje a palavra de ordem. A arte não deve ficar restrita a ambientes de galerias e museus. O Judiciário deve contribuir para essa ação que beneficia sociedade, ao promover acesso às diversas formas de manifestação artística.”

O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, integrante do Tribunal Pleno da Justiça Eleitoral goiana e atual presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário Estadual, homenageou o artista e amigo Carlos Elias, com quem conviveu quando este ainda era magistrado.“A vida é a arte dos encontros, embora haja tantos desencontros”, declarou, citando o poeta Vinícius de Moraes.

Carlos Elias agradeceu calorosamente a todos os presentes e aos incentivadores de sua produção artística, assim como aos responsáveis pela realização da exposição. Destacando sua predileção por cores e a forte influência de Van Gogh em sua arte, relatou que pretende continuar trabalhando em obras que homenageiem artistas célebres, como Tarsila do Amaral, projeto ao qual se dedica do momento.

Durante o evento cultural, a musicista Ana Cláudia Nunes brindou os presentes com uma bela apresentação ao violoncelo.

A exposição estará disponível para visitação pública até o dia 16 de dezembro.

Organização e presenças

O vernissage foi coordenado pelo juiz-ouvidor do TRE-GO, Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior e a coordenadora de Gestão da Informação, Flávia Dayrell.

Prestigiaram o evento os juízes Carlos Magno Rocha da Silva, Cláudio Henrique de Araújo Castro e Abílio Wolney Aires Neto, a procuradora-geral do município, Tatiana Aciolly, o assessor cultural do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Gabriel Nascente, familiares do artista, convidados e servidores do TRE-GO.

Artista

Carlos Elias da Silva foi juiz por 23 anos. Na aposentadoria, retomou um sonho de infância: ser artista. Graduou-se em 2017 no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG) e desde então desenvolve trabalhos na linguagem da pintura e da escultura em pedra sabão.

Veja as fotos do evento.

SERVIÇO

Exposição "Homenagens", de Carlos Elias

Data: 18 de novembro a 16 de dezembro

Horário: 12h às 18h

Local: Hall do Anexo I do TRE-GO

Endereço: Praça Cívica nº 300, Centro, Goiânia-GO

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

 

 

Acesso rápido