Vicente Lopes toma posse no cargo de desembargador no TJGO

Vicente Lopes atuou como juiz-membro do TRE-GO

TRE-GO Vicente Lopes toma posse como desembador no TJGO

Na manhã desta quinta-feira, 8, o advogado Vicente Lopes da Rocha Júnior foi empossado no cargo de desembargador, em vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) por meio do Quinto Constitucional, no Salão Nobre da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

Após o compromisso regimental, Vicente Lopes agradeceu ao presidente do TJGO, desembargador Carlos França e aos integrantes do Órgão Especial do TJGO pela honra em ter feito parte da lista tríplice. “Tenho orgulho de pertencer à advocacia por mais de 20 anos. Trago em meu coração o sentimento de gratidão, mas também do senso de responsabilidade. E jamais esquecerei da minha origem”, ressaltou. “Espero que possam dizer, lá na frente, que sentem honra pelo trabalho que aqui vou desenvolver. Da minha parte, honra, gratidão e muito amor pelo que de agora e para frente me disponho a fazer”, finalizou.

TRE-GO Posse desembargador Vicente Lopes Rocha Júnior

TRE-GO Posse desembargador Vicente Lopes Rocha Júnior

Vicente Lopes da Rocha Júnior atuou no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás desde 2015. Entre 2015 e 2017, atuou como juiz substituto na classe jurista. A partir de 2018 e até 7 de dezembro de 2022 ocupou o cargo de juiz titular do TRE-GO. Nesse período foi juiz auxiliar da Propaganda, gestor de metas, ouvidor, presidente do Comitê Gestor do processo judicial eletrônico, presidente do comitê gestor local de atenção básica à saúde, presidente do comitê de crise e enfrentamento ao Covid e diretor da Escola Judiciária Eleitoral. Também atuou como presidente nacional do Colégio Permanente de Juízes da Classes dos Juristas dos Tribunais Regionais Eleitorais (Copeje).

Vicente Lopes tem mais de 20 anos de carreira na Advocacia e atuou nas áreas cível, administrativa e eleitoral. Foi consultor jurídico de vários municípios e câmaras de vereadores no Estado de Goiás, professor de Direito Administrativo na Uni-Anhanguera, procurador-geral do Município de Caldas Novas e gerente jurídico da Agência Estadual de Turismo.

A cerimônia contou com a participação do conselheiro do Conselheiro Nacional de Justiça (CNJ), Marcello Terto e Silva; o vice-presidente do TJGO, desembargador Zacarias Neves Coelho; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Nicomedes Domingos Borges; o presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos; o ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Amaral Wilson Oliveira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins, e da presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juíza Patrícia Carrijo.

Estiveram presentes também os desembargadores Leobino Valente Chaves, Leandro Crispim, Luiz Cláudio Veiga Braga, José Carlos de Oliveira, Itamar de Lima, Guilherme Gutemberg Isac Pinto, Maurício Porfírio, Anderson Máximo e Kisleu Dias Maciel Filho; o juiz substituto em segundo grau, Sival Guerra Pires; as juízas auxiliares da Presidência Sirlei Martins da Costa e Jussara Cristina de Oliveira Louza, o juiz auxiliar da Presidência, Aldo Sabino de Freitas; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dayhenne Mara Martins Lima; o juiz membro do TRE-GO, Adenir Teixeira; a secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki; o diretor tesoureiro da OAB-GO, Eduardo Cardoso Júnior; os advogados Rafael Pinho, Clodoaldo Danadon e Márcio Cunha; além de familiares do empossado, a mãe Luíza Pereira Monteiro, esposa Michele Lopes e cunhada Anna Flávia Brito.

Quinto Constitucional

Previsto no artigo 94 da Constituição Federal, o Quinto Constitucional é um dispositivo que determina que um quinto das vagas de determinados Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados e do Distrito Federal e Territórios seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, alternadamente. Os membros do MP devem ter mais de dez anos de carreira e os advogados devem gozar de notório saber jurídico e reputação ilibada, além de mais de dez anos de atividade profissional.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Com informações do TJGO

Acesso rápido