TRE-GO premia as boas práticas dos cartórios eleitorais

Entrega de Selos a quatro servidores aconteceu nesta sexta

TRE-GO premia as boas práticas dos cartórios eleitorais
TRE-GO premia as boas práticas dos cartórios eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizou, nesta sexta-feira (08), a cerimônia de outorga do Selo de Boa Prática Cartorária a quatro servidores de Zonas Eleitorais. O Selo, previsto no Plano de Gestão 2020/2022 da Vice-Presidência e Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), foi instituído pelo Provimento n° 5/2021, com a finalidade de premiar as práticas selecionadas em razão da importância de se reconhecer, disseminar e potencializar os aprimoramentos realizados pelos servidores. O objetivo, além de divulgar iniciativas vitoriosas entre magistrados e servidores, é incentivar que tais ações sejam compartilhadas e replicadas.

Além do Vice-Presidente, compuseram a mesa de honra da solenidade o Presidente do TRE-GO, Desembargador Leandro Crispim, o Diretor-Geral Wilson Gamboge e a Secretária Geral da Vice-Presidência e Corregedoria Juliana Saddi. O evento contou ainda com a presença do Juiz-Membro Márcio Moraes e servidores do TRE-GO.

Em seu pronunciamento, o Desembargador Luiz Eduardo de Sousa parabenizou os premiados e declarou que “a criação do Selo foi idealizada no início de sua gestão como uma forma de fomentar uma construção colaborativa do conhecimento, identificando práticas inovadoras que pudessem contribuir para uma melhor gestão cartorária e estimular uma cultura de compartilhamento de conhecimentos e saberes que promoverão o aperfeiçoamento de toda a Justiça Eleitoral em Goiás”.

Os servidores foram agraciados em ordem alfabética, sem classificação entre as propostas apresentadas. “O objetivo é incentivar a colaboração e não a competição entre as Zonas Eleitorais”, esclareceu o Corregedor. Vídeos de cada projeto foram apresentados durante a cerimônia.

Célio Luís Caixeta Viana, da 31ª Zona Eleitoral, em Silvânia, foi um dos vencedores, apresentando a criação de um canal no YouTube. “O projeto do canal surgiu durante a pandemia, com a ideia de trazer mais informações para os eleitores, partidos políticos, candidatos, e reduzir um pouco da demanda que cresceu bastante diante da ausência do contato físico durante a pandemia. Tivemos um milhão e 500 mil visualizações. O Selo vem coroar o nosso trabalho e difundir as melhores práticas no TRE-GO”, informou Célio.

“O prêmio das práticas cartorárias realmente é um reconhecimento pelo trabalho e zelo do servidor dentro da Zona Eleitoral. A importância de receber o prêmio é realmente ser reconhecida como servidora, pela responsabilidade, pela presteza, pelo zelo que nós temos com o serviço público e com o nosso público, seja ele interno ou externo, que é o eleitor”, relatou Jesana Cardoso dos Santos da 28ª Zona Eleitoral, da Águas Lindas, premiada pela elaboração de instruções de trabalho para todas as tarefas cartorárias.

A inserção do processo de trabalho de atendimento ao eleitor no Sistema da Gestão da Qualidade – SGQ foi a proposta apresentada pelo servidor Vinícius de Castro Borges, da 18ª Zona Eleitoral, em Jataí. O projeto culminou na certificação ISO ABNT 9001/2015. “Fico bastante grato com esse prêmio. Isso demonstra que as atividades estão sendo reconhecidas pela administração”, manifestou Vinícius, enfatizando que “a principal importância é que isso visa a melhoria dos serviços que são prestados ao eleitor, que é o nosso cliente principal”.

O atendimento automatizado via WhatsApp, com auxílio de "chatbots", foi a solução apresentada por Welington José Alexandre, da 21ª Zona Eleitoral, em Mineiros, para melhorar a interação com o eleitor durante a pandemia. “Como o eleitor estava em casa e o cartório fechado, era preciso uma ferramenta para que o eleitor pudesse ter acesso aos serviços eleitorais. O eleitor conseguia tirar certidão, conseguia sanar as suas dúvidas, saber onde vota. Essa ferramenta foi essencial nesse tempo de pandemia e o eleitor não ficou distante da Justiça Eleitoral”, explicou o servidor premiado.

Após a entrega dos Selos, foi realizado um Webinário para os servidores dos cartórios eleitorais sobre temas operacionais específicos das Zonas Eleitorais.

Selo de Boa Prática Cartorária

Considera-se boa prática qualquer experiência, atividade, ação, caso de sucesso, projeto ou programa cujos resultados sejam notórios pela eficiência, eficácia e/ou efetividade e contribuam para o desenvolvimento ou aprimoramento de determinada tarefa, atividade ou procedimento nas Zonas Eleitorais.

O Selo de Boa Prática Cartorária será concedido bianualmente a todas as propostas aprovadas para publicação no Portal de Boas Práticas da Corregedoria Regional Eleitoral, não sendo definida qualquer ordem de classificação entre elas.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido