Mais de 900 mil justificativas de ausência nas eleições ainda estão pendentes

Eleitor tem até o dia 28 de janeiro para justificar a ausência ao 2º turno

Justificar ausência

Levantamento da Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás mostra que apenas 25,9% dos faltosos ao segundo turno das Eleições Municipais de 2020 justificaram ou pagaram multa pela ausência. Ainda estão pendentes as justificativas de cerca de 330 mil eleitores. O prazo para apresentar justificativa encerra-se no dia 28 de janeiro.

Os números referentes ao primeiro turno são ainda mais relevantes. Mais de 688 mil pessoas deixaram de justificar a ausência até a data limite, 14 de janeiro, e estão em débito com a Justiça Eleitoral.  A consulta aos débitos e a as informações sobre a quitação de multas estão no Portal do TRE/GO.

O eleitor que não compareceu a ambos os turnos ainda pode se justificar em relação à segunda fase do pleito. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, no Sistema Justifica ou via WhatsApp da zona eleitoral a qual o eleitor está inscrito, anexando documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

Para eleitores que estiverem no exterior, o prazo para justificar é de 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

O acolhimento ou não da justificativa apresentada fica a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor estiver inscrito.

É necessário fazer justificativa para turno em que o eleitor não compareceu.

 

Aplicativo E-título

Pode ser baixado nas plataformas para IOS ou Android gratuitamente.

Ao acessar o app, vá em “mais opções” e escolha Justificativa de Ausência, haverá perguntas com o objetivo de confirmar o acesso, preencha os dados e insira os documentos comprobatórios.

 

Sistema Justifica

Ao acessar o Sistema Justifica, o eleitor deverá informar os dados pessoais (exatamente como registrados no cadastro eleitoral), declarar o motivo da ausência às urnas e anexar documentação comprobatória digitalizada.

Desde que corretamente preenchido o requerimento, será gerado código de protocolo para acompanhamento e o RJE será transmitido à zona eleitoral a que o eleitor pertencer para exame pelo juiz competente.

O eleitor será notificado da decisão e, caso deferido o pedido de justificativa, será feito registro em seu histórico no Cadastro Eleitoral.

Caso surja mensagem de erro, o eleitor deve entrar em contato com a zona eleitoral em que for inscrito.

O contato das zonas eleitorais pode ser obtido na página do TRE/GO (clique aqui) ou se preferir enviar mensagem por whatsapp (clique aqui)  

Acesse o Sistema Justifica.

 

Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição)

Outra opção é preencher o requerimento de Justificativa Eleitoral e entregar na zona eleitoral na qual o eleitor for inscrito. Em razão dos cartórios eleitorais ainda não terem retornado ao atendimento presencial, a entrega poderá ser feita via whatsapp das zonas eleitorais. Consulte o número da zona eleitoral aqui.

Preenchimento online do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE)

Faça o download do Requerimento de Justificativa Eleitoral (formato PDF)

 

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido