TRE-GO realiza blitz eleitoral

A assessoria de imprensa e comunicação social do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, o chefe da 136ª Zona Eleitoral e responsável pela propaganda eleitoral em Goiânia, Breno Prado, e os principais veículos da imprensa goiana se uniram hoje (23) para realizar uma blitz em praças de Goiânia, a fim de encontrar irregularidades eleitorais.
As blitz já começaram no início do mês de setembro, porém esta foi a primeira vez que a imprensa teve a oportunidade de acompanhá-la. A quantidade de material apreendido tem aumentado consideravelmente nas últimas semanas, devido à proximidade da data das eleições. A campanha de busca e apreensão de propaganda irregular acontecerá duas vezes ao dia, uma às 14h e outra às 22h, e permanecerá vigente até 24h antes da data do primeiro turno (5/10).
O assessor de imprensa e comunicação social, Brazil Nunes, explica que o objetivo do TRE-GO ao realizar esta “varredura” é mostrar que as eleições podem acontecer de maneira em que a natureza não seja prejudicada e a cidade não fique suja com materiais de campanha. “Essa campanha serve para mostrar aos políticos que os eleitores não gostam da sujeira e poluição causada por estes materiais”, afirma.
O TRE-GO desenvolveu parceria com a Polícia Militar para o recolhimento dos materiais de campanha que estão irregulares, posteriormente eles são encaminhados para o depósito da Justiça Eleitoral, Anexo II do Tribunal, onde o candidato é notificado sobre a apreensão e poderá sofrer multa, no valor que pode variar entre R$2.000 a R$8.000.
O responsável pela propaganda eleitoral em Goiânia, Breno Prado, ressalta que espaços e vias públicas podem abrigar material de propaganda, desde que não obstrua a passagem de veículos e pedestres, porém em logradouros públicos, praças, árvores e postes de energia elétrica são proibidos.
As praças, do Cruzeiro e Delmiro Paulino da Silva, ambas no setor Sul, foram dois dos locais visitados pela blitz, em que foram apreendidos grande quantidade de cavaletes e outros materiais de campanha utilizados de maneira irregular.
O eleitor pode realizar denúncias acerca de irregularidades nas formas de propaganda eleitoral, por intermédio do site do TRE-GO, no “disque eleitor” (148), ou na ouvidoria do Tribunal.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - ASICS/TRE-GO