TRE-GO participa de projeto vencedor do Prêmio Auditoria de Geração de Valor 2025

Projeto desenvolvido em parceria com os TREs do Amapá e do Acre utiliza inteligência artificial para tornar relatórios de auditoria mais acessíveis e eficientes

TRE-GO participa de projeto vencedor do Prêmio Auditoria de Geração de Valor 2025

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) integrou o grupo de instituições que desenvolveu o projeto vencedor no Eixo 1 do Prêmio Auditoria de Geração de Valor — edição 2025, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante o encerramento do Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário, realizado nesta sexta-feira (1º).

A premiação reconhece iniciativas inovadoras no âmbito da auditoria interna do Judiciário. No Eixo 1, voltado à inovação tecnológica e uso de ferramentas digitais, o projeto Agentes de Auditoria, idealizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) com participação colaborativa do TRE-GO e do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), foi o grande vencedor.

A iniciativa consiste no uso de inteligência artificial para automatizar relatórios e planos de ação da auditoria interna, traduzindo conteúdos altamente técnicos em linguagem acessível, o que facilita a compreensão pelas unidades auditadas. Além de padronizar documentos e otimizar o tempo de elaboração, a ferramenta promove maior clareza sobre os pontos de melhoria identificados durante as auditorias, contribuindo para a mitigação de riscos e para o aperfeiçoamento da gestão institucional.

Contribuição do TRE-GO

Durante a apresentação do projeto no evento, feita pelo secretário de Auditoria do TRE-AP, Francisco Barros, foi destacada a importância da parceria com os tribunais envolvidos. Na ocasião, ele enalteceu a contribuição do TRE-GO e do TRE-AC, agradecendo nominalmente ao presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, ao diretor-geral, Leonardo Sapiência, e à secretária de Auditoria Interna, Sandra Fleury Nogueira, pelo apoio e engajamento técnico na construção da solução.

A equipe do TRE-GO contribuiu diretamente para o desenvolvimento da ferramenta, unindo expertise em auditoria interna à inovação tecnológica, em um esforço conjunto que demonstra o potencial do trabalho colaborativo entre tribunais para promover avanços na governança pública.

A secretária de Auditoria Interna do TRE-GO, Sandra Fleury, também ressaltou o papel decisivo da Presidência do Tribunal para viabilizar a participação no projeto. “Essa parceria com o TRE Amapá só foi possível graças à postura visionária do desembargador Luiz Cláudio, que trouxe uma gestão dinâmica, moderna e arrojada para o TRE-GO. Ele não poupa esforços para que usemos cada vez mais ferramentas tecnológicas, mas, de forma alguma, abre mão de nos capacitar, de trazer conhecimento técnico e legal para que a gente desenvolva um trabalho de auditoria qualificado”, destacou. Sandra também registrou o apoio constante do diretor-geral, Leonardo Sapiência, “que não mede esforços para garantir cursos de qualificação à equipe, fortalecendo a atuação técnica da unidade”.

Projeto desenvolvido em parceria com os TREs do Amapá e do Acre utiliza inteligência artificial ...

Eixos 2 e 3

No Eixo 2 do Prêmio Auditoria de Geração de Valor, voltado para projetos de geração de valor para a administração, o trabalho vencedor foi Consultoria e gestão de riscos, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A iniciativa atualiza e dissemina um novo modelo de gestão de riscos institucionais.

O primeiro lugar no Eixo 3, sobre eficiência e desburocratização dos processos, ficou com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), com o projeto de implantação de sistema informatizado de auditoria interna, integrado à gestão de riscos, processos e projetos. Cada eixo contou com três iniciativas concorrentes e os projetos classificados em segundo e terceiro lugar receberam menção honrosa.

A programação de encerramento do evento incluiu uma palestra sobre o uso de ferramentas tecnológicas na auditoria interna, conduzida pelo coordenador-geral de planejamento e inovação da Controladoria-Geral da União (CGU), Pedro Gazzola. A abordagem destacou o potencial das novas tecnologias para aprimorar os métodos de trabalho, aumentar a eficiência das análises e promover maior integração com a gestão estratégica dos tribunais.

 

Secom

Acesso rápido