Disque Eleitor - 148 - representa importante meio de informação nas próximas eleições
Disque Eleitor 148 representa importante meio de informação nas próximas eleições

Com a proximidade das Eleições 2014, a ocorrer no dia 5/10/2014, o serviço prestado pelo “Disque Eleitor” por meio do telefone 148 representa um importante meio de acesso à informações úteis aos cidadãos.
A Justiça Eleitoral disponibiliza, ainda, outras formas de acesso à informação, a exemplo do fale conosco, via internet, meio bastante utilizado pelos usuários externos. Ocorre que, por razões de ordem técnica, na véspera e no dia das eleições, 4 e 5/10 e 26 e 27/10, caso haja segundo turno, o fale conosco estará indisponível e o único canal de atendimento ao eleitor será o Disque Eleitor, pelo 148.
O serviço prestado por meio do 148 contará com a colaboração de 55 servidores de diversas Unidades do TRE-GO, que atuarão em reforço à estrutura já existente, coordenada pela Secretaria Judiciária.
Como a demanda por informações no dia das eleições é intensa, é importante que o eleitor saiba que pode obter informações úteis, pela internet, nas páginas do TSE ou TRE-GO ( www.tse.jus.br ou www.tre-go.jus.br), em Serviços ao Eleitor/Título e local de votação, meio pelo qual o eleitor pode obter, com rapidez, o seu local de votação, atualizado de acordo com o constante no cadastro da Justiça Eleitoral.
Documentos necessários à votação
Em 2009, a Lei 12.034 tornou obrigatória a apresentação do título de eleitor e o documento com foto no momento da votação.
Posteriormente, em 2010, ao julgar Ação Direta de Inconstitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a regra quanto a apresentação do Título de Eleitor, de modo que, atualmente, o eleitor que souber a sua seção eleitoral mas não tiver o documento eleitoral, poderá votar apresentando o documento oficial com foto, que é indispensável.
Mesmo dispensável, o título de eleitor é um documento importante já que auxilia no atendimento facilitando a identificação do local de votação e a seção eleitoral, conferindo mais celeridade ao processo de votação.
De acordo com norma do Tribunal Superior Eleitoral, para votar o eleitor deverá apresentar documento oficial com foto que comprove sua identidade.
São documentos oficiais para comprovação da identidade do eleitor:
- carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
II - certificado de reservista;
III - carteira de trabalho;
IV - carteira nacional de habilitação.
A mesma norma também estabelece que "não será admitida a certidão de nascimento ou casamento como prova de identidade do eleitor no momento da votação e não poderá votar o eleitor cujos dados não figurem no cadastro de eleitores da seção, constante da urna, ainda que apresente título de eleitor correspondente à seção e documento que comprove sua identidade, devendo, nessa hipótese, a Mesa Receptora de Votos registrar a ocorrência em ata e orientar o eleitor a comparecer ao Cartório Eleitoral a fim de regularizar a sua situação."
Colinha Eleitoral e Justificativa
É permitido ao eleitor levar consigo anotações relativas aos candidatos nos quais deseja votar.
A Justiça Eleitoral disponibilizou impresso para facilitar a anotação. Imprima a "colinha" eleitoral acessando nesta página, em destaques, o formulário correspondente.
Quanto à justificativa da ausência de voto, todas as mesas receptoras de voto poderão receber o formulário de justificativa, que pode ser nesta página, em "Eleitor - serviços - Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE)".
Voto em Trânsito
Nas Eleições 2014, em Goiás, três municípios disponibilização Mesa Receptora de Voto em Trânsito.
São eles: Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, nos seguintes locais:
Município |
Zona Eleitoral Responsável |
Local |
Endereço |
Bairro |
Goiânia |
127ª |
Faculdade Alfa (Local 1228) |
Av. Mutirão nº2.600(quase esq. e / Av. T-9 |
Setor Bueno |
Anápolis |
144ª |
Fórum Eleitoral, Cartórios Eleitorais |
Rua Augusto de Lima, Qd. 06 Lt. 03 CEP 74.080-850 |
Residencial Virgínia Correa/ Maracananzinho |
Aparecida de Goiânia |
132ª |
Fórum Eleitoral, Cartórios Eleitorais |
Rua 10, Quadra W, Lotes 06/09 |
Setor Araguaia |
Matérias relacionadas:
Encerrado o prazo de habilitação para o voto em trânsito
Voto em Trânsito para Presidente e Vice-Presidente da República
Resolução do TRE-GO define Mesas Receptoras de Voto em Trânsito
Locais de votação alterados
A 2ª Zona Eleitoral, a 135ª Zona Eleitoral e a 146ª Zona Eleitoral informam as alterações ocorridas em Seções Eleitorais relacionadas à sua circunscrição.
As Seções Eleitorais que antes funcionavam no C.M.E.I Maria Dilce foram transferidas para a Escola Municipal Regina Helou , Localizada na Rua 21 De Abril, Nº 250 – Vila Maria Dilce , e as que antes funcionavam no Centro Cultural Gustavo Ritter funcionarão, agora, no Escola Estadual Assis Chateaubriand, Localizado na Av. Otavio Tavares De Morais Qd 25 Lt Area S/N - Setor Campinas.
Quanto às 102ª, 103ª,104ª,105ª,106ª e 107ª Seções Eleitorais da 135ª Zona Eleitoral, antes localizadas na Escola Municipal Maria Cândida de Figueiredo -Vila Pedroso, passarão a funcionar no CENTRO EDUCACIONAL MADRE OLIVIA BENZ, situado na AV BRASIL,QUADRA K, LOTES 1/5 -VILA PEDROSO, onde os eleitores deverão comparecer para votar, nas próximas eleições
As seções de números 47/48/49/50/51/52/53/118/119/143 e 156 Seções Eleitorais , antes em funcionamento na Escola Municipal Donata Monteiro da Motta, passarão para o Colégio Grandaso, situado na Rua 231, Quadra 708, Vila Montecelli.
As de números 97/98/99/100/101/157 Seções Eleitorais antes localizadas no Posto do INSS foram transferidas para o Colégio Simetria, situado na Rua 06, Quadra 926, Lote 10, NR 489, vila Osvaldo Rosa.
Além dessas,
as Seções Eleitorais do Colégio Prevest – Unidade Centro funcionarão no Colégio Claretiano Coração de Maria – Avenida Paranaíba, 370, Centro;
as do Instituto Presbiteriano de Educação – IPÊ – Unidade centro foram para o Colégio Santo Agostinho – Rua 55, n.º 58, centro e
as Seções Eleitorais da SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social do Setor Aeroporto foram transferidas para o Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima – Av. K, n.º 108, Unidade I – Setor Aeroporto.
Confira na tabela anexada aqui:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE-GO