Lançamento da Revista Comemorativa dos 90 Anos da Justiça Eleitoral

Revista está disponível em meio impresso e eletrônico

TRE-GO Lançamento Revista 90 anos da JE

Na tarde desta segunda-feira, 21, será lançada a Revista Comemorativa dos 90 Anos da Justiça Eleitoral na sessão plenária do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.

O lançamento da revista é parte integrante do Plano de Gestão 2020/2022 do Presidente Desembargador Leandro Crispim que criou a Comissão de Gestão da Memória da Justiça Eleitoral goiana com o objetivo de preservar e divulgar o acervo histórico institucional do Poder Judiciário para conhecimento da história da justiça no país.

Para o Presidente, a expectativa deste trabalho é que a disponibilização da Revista Comemorativa dos 90 anos reflita parte do retrato histórico da Justiça Eleitoral em Goiás, auxiliando na divulgação dos documentos históricos resgatados. “O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás incentivou a construção dessa ferramenta, buscando aproximar a instituição da sociedade, além de deixar um marco para as gerações futuras, valorizando nossa história institucional”, destaca.

A Revista Comemorativa dos 90 Anos da Justiça Eleitoral brasileira foi planejada e idealizada pela Comissão de Gestão da Memória da Justiça Eleitoral em Goiás, em parceria com a Coordenadoria de Gestão da Informação e sua Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória. Ela é disponibilizada em meio impresso e eletrônico, disponível no site do Memorial Virtual, em Publicações.

O presidente da Comissão de Gestão da Memória, juiz eleitoral Márcio Morais, ressalta que essa revista é especial por ser um marco comemorativo de 90 anos e que ela é uma verdadeira fonte de pesquisa para quem trabalha ou deseja conhecer sobre a história da justiça eleitoral em Goiás.

A Revista conta com três partes: a primeira versa sobre o Resgate Histórico com apresentação de documentos e a disponibilização da linha sucessória dos juízes que integraram o TRE, por períodos, de 1932 a 1937 e de 1945 a 2021, com os nomes, fotografias e dados do período de atuação, por classes.

A segunda parte apresenta artigos de Memória institucional escritos por destacadas personalidades da cultura goiana, tais como o Desembargador Itaney Campos, Membro Suplente deste Tribunal, e o historiador Nasr Chaul, ambos integrantes da Academia Goiana de Letras que discorrem, respectivamente, sobre a História do Jurista Dário Délio Cardoso e sobre a Justiça Goiana, desde seu estabelecimento durante a Primeira República. Essa parte conta, também, com um artigo do Historiador do Tribunal, Filipe Petres Dellon Silva, que narra a história da candidatura de Juscelino Kubitschek para o Senado Federal por Goiás, bem como com o rico artigo do servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Daniel Galuch, com uma interessante narrativa da criação das Zonas Eleitorais de Goiás.

A terceira parte da Revista apresenta os Desafios e Inovações do TRE-GO em tempos de pandemia. Por meio de relatos das unidades do Tribunal, da Vice-Presidência e Corregedoria, da Ouvidoria, da Escola Judiciária e da Diretoria do Fórum Eleitoral de Goiânia são expostas nessa parte, as melhorias ocorridas no trabalho das diversas áreas do Tribunal.

A Pandemia da COVID-19 trouxe um desafio único para todo o mundo e a Justiça Eleitoral de Goiás também precisou enfrentar e inovar em cada uma de suas áreas de atuação. Maior uso da tecnologia para cumprimento do Planejamento Estratégico, modelos de trabalho à distância e híbrido, atendimento ao eleitor de forma remota, dentre outras ações, fizeram com que o TRE-GO se aprimorasse em corresponder às necessidades de seu público e a entrar em contato mais direto e eficiente com os magistrados, servidores, colaboradores e, principalmente, a manter a prestação de serviços de qualidade.

Acesse o site do Memorial Virtual da Justiça Eleitoral de Goiás

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido