Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado no TRE-GO
Evento discutiu a participação democrática inclusiva

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizou, nesta quarta-feira (4), um evento em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. A atividade começou às 14h, no auditório da sede do TRE-GO, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
A abertura foi conduzida pelo advogado Laudo Natel, indicado para desembargador eleitoral na classe de juristas, que na ocasião representou o coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, desembargador eleitoral Adenir Teixeira Peres Júnior. Em declaração, Natel destacou a constante necessidade de manter o debate sobre inclusão: “São os desafios que nos são impostos, não só como autoridades, mas como cidadãos, de entender essas pessoas, de entender os desafios que são lançados a cada dia (...). O TRE de Goiás está na vanguarda, trabalhando muito, não só para cumprir metas do CNJ, mas para fazer com que essas pessoas sejam ouvidas”.
A programação teve início com a palestra magna “Inclusão Política: o direito de votar e ser votado das pessoas com deficiência”, proferida por Joelson Dias, ex-ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na sequência, Tatiana Takeda abordou o tema “Pessoas com deficiência e as barreiras atitudinais”. Encerrando as apresentações, Wendelaine Cristina de Andrade Oliveira, defensora da inclusão e especialista na área, falou sobre “Deficiência intelectual, o papel do cuidado e a participação democrática”.
O evento ainda destacou os direitos de participação política das pessoas com deficiência e abordou os desafios enfrentados por elas e suas famílias no processo eleitoral, reforçando a importância do acolhimento e da inclusão no âmbito democrático.
Secom