Exposição “Entre o Pensar e o Poder” é inaugurada no TRE-GO

Mostra ficará permanentemente no Centro de Memória do Tribunal

Exposição “Entre o Pensar e o Poder” é inaugurada no TRE-GO

A Comissão de Gestão da Memória e Cultura e a Secretaria de Gestão da Informação (SGI) do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) inauguraram, na tarde desta segunda-feira (5), a exposição permanente “Entre o Pensar e o Poder”. A mostra está disponível ao público no Centro de Memória Desembargador Geraldo Crispim Borges, localizado no edifício histórico da Corte Eleitoral, na Praça Cívica.

Na abertura do evento, o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, agradeceu a todos os que contribuíram para a concretização da exposição e reiterou a importância da preservação da memória, em consonância com os compromissos de sua gestão: “Este programa, esta apresentação, esta exposição, estes registros fazem parte do Plano de Gestão a que estamos dando curso. É um projeto que resgata o compromisso selado, é um compromisso assumido e é um compromisso resgatado. Assim que entrei nesta sala e vi toda a organização, fiquei embevecido. Efetivamente, é um retrato primoroso de registros históricos de momentos significativos da Justiça Eleitoral. Nós não esqueceremos do nosso passado.”

IMG_9892

O desembargador eleitoral Rodrigo Brustolin, na qualidade de presidente da Comissão de Gestão da Memória e Cultura, descreveu a trajetória dos trabalhos de valorização da memória institucional e creditou ao presidente Veiga Braga o sucesso da iniciativa, reconhecendo ainda o envolvimento coletivo em todas as etapas. “Esta expografia é fruto do dedicado trabalho da Seção de Gestão da Memória da Secretaria de Gestão da Informação, dos profissionais das áreas de História, Museologia, Arquivologia, Biblioteconomia, Design Gráfico e Gestão da Informação, sem os quais esse projeto não teria avançado. Fica aqui o meu reconhecimento e agradecimento aos integrantes da Comissão de Gestão da Memória e Cultura e a todos aqueles cujos nomes constam na ficha técnica da exposição, que contribuíram para a sua concretização”, declarou.

IMG_9925

A secretária de Gestão da Informação, Flávia Dayrell, mencionou a relevância do trabalho técnico e colaborativo por trás da mostra e ressaltou que o momento marca o início de uma semana significativa para a Justiça Eleitoral, que recebe, a partir desta terça-feira (6), o V Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (ENAM): “É com muita alegria que participamos desse momento. Goiânia foi escolhida como sede justamente pelo trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido pelos tribunais goianos na preservação da memória institucional.”

IMG_9986jpg

A museóloga Bárbara Freire, desenvolvedora do projeto “Fala Sério, Aqui Tem Museu!” destacou a parceria com o TRE-GO, que resultou na instalação de um totem na calçada da sede do Tribunal, sinalizando à população a presença de um espaço de memória institucional. “Nosso objetivo é aproximar crianças, jovens e famílias dos museus e patrimônios que pertencem à sociedade. Essa sinalização externa é uma forma de convidar o público a conhecer o acervo e compreender a importância da preservação da memória”, afirmou.

IMG_9998

O lançamento da exposição foi prestigiado por desembargadores eleitorais, autoridades, docentes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Federal de Goiás (IFG), além do diretor-geral do TRE-GO, secretários, servidores e colaboradores do Tribunal.

Expografia

O projeto expográfico “Entre o Pensar e o Poder” apresenta uma abordagem didática e acessível da história da Justiça Eleitoral, desde a criação do sistema eleitoral brasileiro até a evolução do voto e das urnas eletrônicas.

Dividida em três salas temáticas, a mostra reúne documentos históricos, mobiliário do antigo plenário, modelos de títulos de eleitor e urnas, além de uma linha do tempo detalhada sobre a atuação da Justiça Eleitoral em Goiás. A narrativa destaca o papel da instituição como garantidora dos direitos políticos, da liberdade de escolha e da participação popular no processo democrático.

Exposição “Entre o Pensar e o Poder” é inaugurada no TRE-GO

O título da exposição propõe refletir sobre a Justiça Eleitoral como elo entre a consciência política do eleitor e o exercício do poder por meio do voto, reforçando sua relevância histórica e social.

Aberto ao público, o Centro de Memória funciona no 1º andar do prédio histórico do TRE-GO, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A visitação é gratuita.

A nova exposição integra o Plano de Gestão 2024–2026 da Secretaria de Gestão da Informação e está alinhada ao Planejamento Estratégico do TRE-GO, com foco na valorização da cidadania e na ampliação do acesso à memória institucional.

Confira o álbum de fotos.

Secom

Acesso rápido