Andyra Menezes abre exposição de arte no TRE-GO

Vernissage marca encerramento da I Semana de Enfrentamento ao Assédio e Discriminação

TRE-GO vernissage Andyra

A I Semana de Enfrentamento ao Assédio e Discriminação se encerrou na tarde desta sexta-feira (23) com a realização de dois importantes eventos.

TRE-GO I Semana de Enfrentamento ao Assédio

Às 14 horas, com a presença de muitos servidores no auditório da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), o procurador do trabalho da 10ª Região, Paulo Santos Neto, a psicóloga Alessandra Demito, e a coordenadora da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (FENAJUFE), Fernanda Lauria, conduziram a roda de conversa "Respeito e Igualdade: Construindo um ambiente de trabalho mais respeitoso e igualitário".

Na sequência, foi aberta a exposição "Conversando com Deus", da artista plástica Andyra Menezes, servidora aposentada deste Tribunal, com a presença do desembargador-presidente Itaney Francisco Campos, do desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, integrante do Pleno e presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), do juiz-ouvidor Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, do diretor-geral Wilson Gamboge Júnior, servidores e convidados.

TRE-GO vernissage Andyra

“Este Tribunal sente-se muito honrado com esta exposição”, declarou o presidente Itaney aos presentes. “Recebemos com muito carinho, com muita afetividade, com muita admiração e valorizando extremamente esta produção artística, que é de excelente qualidade. Esperamos que muitas outras pessoas passem por aqui e contemplem esse produto tão belo, produto da sensibilidade que é o acervo pictórico de Andyra Menezes”.

TRE-GO vernissage Andyra

Dr. Márcio Moraes

O juiz Márcio Moraes, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação do TRE-GO, que promoveu a I Semana de Enfrentamento ao Assédio e Discriminação, manifestou sua satisfação com o resultado e a conclusão do evento: “Cá estamos para fazer um belíssimo encerramento dessa semana, uma semana de muito conhecimento e estudo, de muito apontamento quanto à necessidade do bom. Do bom estado, do bom ambiente e bom relacionamento. E o que melhor do que o bom? O ótimo. O epítome. Daí porque tão necessária a exposição “Conversando com Deus”.”

TRE-GO Vernissage

O vernissage contou com a presença ilustre do pai de Andyra, Amaury Menezes, renomado artista plástico goiano, sua mãe Canary, sua irmã Arianny e seus sobrinhos Amaury Neto e Maria Eduarda. A esposa do presidente Itaney Campos, Leila Regina da Costa, também prestigiou o evento.

TRE-GO vernissage Andyra família

A exibição permanece aberta à visitação pública no hall da sede do TRE-GO até o dia 4 de setembro.

Confira o catálogo da exposição.

TRE-GO vernissage Andyra

Trajetória da artista

Andyra Maria Guimarães de Menezes, nascida em 1956, foi criada em meio as obras do pai, Amaury Menezes, pintor e desenhista brasileiro.

A servidora pública federal aposentada relata que sempre foi próxima da escrita, mas não se reconhecia no meio das artes plásticas.

Em 2019, após o falecimento da irmã, Andyra buscou a pintura como uma válvula de escape para o luto. Iniciou os trabalhos com técnicas de lápis de cor e se apaixonou, ainda cedo, pelo desenvolvimento com aquarela, uma maneira “muito leve, solta, de fazer arte”.

Ela relata que o desvio de foco se tornou um hábito, uma terapia, e que o pai é essencial em sua caminhada para o aprimoramento e solução de dúvidas.

A primeira exposição será no TRE-GO, casa em que Andyra serviu por 35 anos. “Me sinto prestigiada, valorizada, feliz. Não tenho palavras. É uma satisfação pessoal”.

Andyra integrou o Tribunal em 1979, onde exerceu até 2011 os cargos de assessora da Diretoria-Geral, chefe de Cartório Eleitoral, coordenadora de Tecnologia da Informação e assessora do Tribunal Pleno. Por seus relevantes serviços prestados, foi condecorada com a Medalha de Mérito da Justiça Eleitoral.

A artista foi coautora do livro “História de ternura” - Goiânia-GO - 2015; e do livro de poesias "Fragmentos entre palavras" - Goiânia-GO - 2018.

TRE-GO Vernissage

TRE-GO vernissage Andyra

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido