Presidente do TRE-GO recebe diploma de honra ao mérito Marilda de Godoy Carvalho
Honraria foi concedida pela IEALCA

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, foi agraciado com o diploma de honra ao mérito Marilda de Godoy Carvalho, concedido pela Internacional Eco Academia de Letras, Ciências e Artes (IEALCA). A homenagem integrou a programação da solenidade de encerramento do centenário da arquivista goiana Marilda de Godoy, realizada na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), na manhã desta quinta-feira (10).
O desembargador foi reconhecido pela entidade cultural pelos relevantes serviços prestados à salvaguarda do patrimônio cultural, ambiental e da memória social do estado. Na ocasião, a arquivista do TRE-GO, Marília Lourenço Mesquita, também foi agraciada com a honraria, pelo trabalho realizado no Arquivo Histórico Estadual de Goiás.
Além de Veiga Braga, compuseram a mesa de honra do evento: a presidente da IEALCA, Heloísa Brandão; o presidente do IHGG, Jales Mendonça; a filha da arquivista homenageada, Denise Verano; a presidente da comissão organizadora do centenário, Maria Teresinha de Santana; Ivone Moreira, representando os homenageados in memoriam; Salma Saddi, representando os homenageados; a presidente da Associação de Arquivologia de Goiás, Brenda Silva; Eliane Pita, representando o ex-secretário de Cultura do Estado, Cleber Adorno; a presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, Elizabeth Brito; o presidente da Academia Goiana de Letras, Aidenor Aires; Bruna Arruda, representando a Secretaria de Cultura do Estado de Goiás; o vereador Edward Madureira; o membro fundador da IEALCA, Jeremias Lunardelli; e o presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Itaney Campos.
Também prestigiaram a cerimônia a secretária de Gestão da Informação do TRE-GO, Flávia Dayrell; o assessor cultural da Corte, Nasr Chaul; o historiador Filipe Petres.
Marilda de Godoy
Natural da cidade de Goiás, nascida em 1924, Marilda de Godoy Carvalho foi a primeira arquivista profissional de Goiânia. Foi responsável pela transferência de todo o arquivo vilaboense para a nova capital. Criou o Arquivo Histórico Estadual, do qual foi diretora por muitos anos. Idealizou a Revista do Arquivo Histórico e Geográfico de Goiás e fundou a Associação dos Amigos dos Arquivos.
Ainda jovem, iniciou sua vida literária com a publicação de crônicas e poemas em periódicos e revistas goianas. Escreveu discursos, crônicas, biografias e trabalhos históricos sobre a mudança da capital, publicados em revistas do IHGG, da AFLAG e de outras instituições.
Foi membro da Academia Trindadense de Ciências, Letras e Artes, da Academia de Letras de Piracicaba, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e da União Brasileira de Escritores – Seção de Goiás.
Secom