Justiça Eleitoral passa a ser acessível em Libras e voz

Ferramenta de inclusão digital e social foi adquirida pelo TSE

TRE-GO Inclusão Digital

Os portais da Justiça Eleitoral, desde o dia 2 de fevereiro, passaram a contar com um software que oferece, em tempo real, o áudio de textos em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A solução de acessibilidade chamada de Rybená, adquirida pelo Tribunal Superior Eleitoral, promoverá a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outros.

Ao acessar o programa, o usuário seleciona o texto que deseja ler e opta pela tradução por Libras ou pela leitura mediante voz sintética, utilizando para isso os ícones de acessibilidade dispostos no canto superior direito da página. As informações contidas nos portais da Justiça Eleitoral serão apresentadas por uma personagem virtual.

A ferramenta Rybená foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).


Fonte: TSE


Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Últimas notícias postadas

Recentes