TRE/GO se prepara para iniciar Planejamento Estratégico de 2022-2027

Documento terá como base a Estratégia Nacional do Poder Judiciário

Planejamento estratégico

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás iniciará em março seu planejamento estratégico para 2022-2027, alinhado à estratégia nacional do Poder Judiciário 2021-2026. O projeto já estava previsto no Plano de Gestão 2020-2022, apresentado pelo Presidente do TRE/GO, Desembargador Leandro Crispim.

A Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através da Resolução CNJ n. 325, de 30 de junho de 2020. O documento estabeleceu os componentes da Estratégia do Judiciário para os próximos seis anos, com missão, visão, macrodesafios e respectivos indicadores de desempenho. Também foram definidas as diretrizes para todos os tribunais e conselhos do Poder Judiciário traçarem seus próprios planos estratégicos.

A proposta da nova Estratégia do Judiciário para os próximos anos teve caráter participativo em sua elaboração. O CNJ realizou o Diagnóstico da Estratégia Nacional do Poder Judiciário – 2015-2020. Com questionários aplicados a todos os órgãos do Judiciário, buscou respostas sobre qualidades da atual estratégia (2015-2020) e mudanças necessárias para o próximo período.

O resultado do diagnóstico foi submetido ao Comitê Gestor Nacional da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, formado por representantes dos Conselhos, Tribunais Superiores, Tribunais de Justiça, e Tribunais Regionais do Trabalho, Eleitoral e Federal. A diversidade da representação serviu para discutir as especificidades de cada segmento do Judiciário. Finalmente, também foi realizada consulta pública sobre os macrodesafios adotados e as expectativas em relação ao futuro papel do Poder Judiciário. Os Macrodesafios do Poder Judiciário aprovados para 2021-2026 no XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, contemplam os âmbitos da sociedade, dos processos internos e também o de aprendizagem e crescimento.

O TRE/GO seguirá as diretrizes determinadas pelo CNJ para a elaboração do plano estratégico para o período de 2022-2027, observando o conteúdo temático dos Macrodesafios e das diretrizes Estratégicas Nacionais, alinhando o plano às propostas orçamentárias. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) também serão considerados.

Confira na íntegra os dados da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021–2026.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

Acesso rápido