Presidente do TRE/GO visita local onde urnas são armazenadas

Procedimentos de preparação foram apresentados por servidores

Visita ao local de armazenamento das urnas eleitorais

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desembargador Leandro Crispim, juntamente com o diretor-geral Wilson Gamboge, visitou o Anexo II do Tribunal, onde ficam armazenadas as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições. A equipe, composta ainda pelos secretários Leonardo Sapiência, Frank Wendell e a chefe de gabinete Melissa Vieira, foi recebida pelo servidor da área de informática Cleyton Eufrásio, que apresentou os procedimentos de preparação e manutenção das urnas, recebimento de carga, separação por setores e demais mecanismos envolvidos.

Na ocasião, o presidente verificou todas as instalações do Anexo II, onde funciona também a Escola Judiciária Eleitoral.

A urna eletrônica é um microcomputador de uso específico para eleições, com as seguintes características: resistente, de pequenas dimensões, leve, com autonomia de energia e com recursos de segurança.

Dois terminais compõem a urna eletrônica: o terminal do mesário, onde o eleitor é identificado e autorizado a votar (em alguns modelos de urna, onde é verificada a sua identidade por meio da biometria), e o terminal do eleitor, onde é registrado numericamente o voto.

A urna eletrônica, como se concebe hoje, foi desenvolvida em 1995 e utilizada pela primeira vez nas eleições municipais do ano seguinte.

Acesso rápido