Eleições 2020: Contribua para o processo eleitoral

Algumas cidades do estado precisam de voluntários

TRE-AP
Mesário Voluntário
2020 - 2

Atuar como mesário nas eleições é contribuir com democracia e transparência. Vários cidadãos goianos já se inscreveram, mas algumas cidades como Jaraguá, Cristalina, Quirinópolis, Uruaçu, São Miguel do Araguaia, Bom Jesus de Goiás e Minaçu ainda necessitam de voluntários.

A convocação é feita mediante a necessidade da Justiça Eleitoral, portanto nem todos que se inscrevem são obrigatoriamente chamados. Em Goiás, nas eleições de 2018, atuaram 59 mil mesários. Em 2020, o cadastro já conta com 73 mil voluntários aptos a trabalhar nas eleições.

Para ser mesário voluntário é necessário ter mais de 18 anos, não ser candidato ou fazer parte da diretoria de partidos políticos e não desempenhar cargos de confiança no Executivo, ser autoridade ou agente policial.

Quem tiver interesse em participar das Eleições 2020 pode se inscrever no cartório eleitoral ou através do portal do TRE/GO.


Vantagens

O cidadão que atua como mesário voluntário terá dois dias de dispensa do serviço, público ou privado, por cada dia trabalhado nas eleições, bem como por cada dia de participação no treinamento.

Alunos de Faculdades e Universidades podem computar as horas trabalhadas como atividade extracurricular. O voluntariado também pode servir como critério de desempate em concurso público, quando estabelecido no edital.

Para mais informações, acesse o novo canal do mesário voluntário da Justiça Eleitoral.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido