EJE-GO realiza eleição do Programa Eleitor do Futuro na escola Educandário Paranaíba

A Escola Judiciária Eleitoral Desembargador José Soares de Castro (EJE) realizou na manhã desta 3ª feira, 16, a eleição do Programa Eleitor do Futuro, para estudantes com até 9 anos de idade

Por meio de eventos como palestras, concurso de redação e da realização de um processo eleitoral...
(Fotos: Servidores EJE-GO)

A Escola Judiciária Eleitoral Desembargador José Soares de Castro (EJE) realizou na manhã desta 3ª feira, 16, a eleição do Programa Eleitor do Futuro, para estudantes com até 9 anos de idade. O evento aconteceu na escola Educandário Paranaíba e objetivou a “participação mais efetiva, livre e consciente dos jovens no processo eleitoral brasileiro”, explicou a diretora da EJE, juíza Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade. Através do programa as crianças são estimuladas a participar do processo democrático. A direção da escola foi representada pela coordenadora pedagógica Maricely Durando Santos.

O evento foi realizado para mais de 110 crianças de 1º, 2º , 3º e 4º anos com faixa etária de até 9 anos de idade. Segundo a juíza Doraci Lamar “ as crianças entenderam a importância das propostas e já começaram a cobrar a concretização das mesmas”. Enquanto a coordenadora Maricely disse que esse projeto mostra a importância da cidadania, do voto pela democracia , e a importância da criança no processo democrático.

Através desse trabalho a EJE leva aos estudantes o entendimento da função da consciência sobre a ética na política, a discernir entre as boas e más práticas eleitorais por parte dos candidatos e partidos, e a participar dos organismos escolares de representação estudantil.

Por meio de eventos como palestras, concurso de redação e da realização de um processo eleitoral completo nas escolas - desde o registro de candidaturas, campanhas eleitorais e eleição, por meio de urnas eletrônicas, na rede pública e privada de ensino, o "Eleitor do Futuro" pretende informar as crianças e adolescentes sobre seus direitos e deveres como cidadãos e futuros eleitores, e transmitir o papel responsável de cada um na formação de uma sociedade justa e democrática.

Para a concretização do trabalho, a equipe da EJE contou com a colaboração da Secretaria de Tecnologia da Informação – STI, que preparou três urnas eletrônicas permitindo uma votação tal qual ela se realiza, apenas mudando os nomes de candidatos para nomes fictícios. Antes da votação, os estudantes entoaram o Hino Nacional com muita empolgação. “O importante é que os estudantes entenderam as propostas do projeto,” comemorou a diretora da EJE, juíza Doraci Lamar.

Acesso rápido