Presidente e Vice-Presidente do TRE-GO conhecem o Sistema de Gestão da Qualidade no Regional do Tocantins
Presidente e Vice-Presidente do TRE-GO conhecem o Sistema de Gestão da Qualidade no Regional do Tocantins
Os Desembargadores Walter Carlos Lemes e Kisleu Dias Maciel Filho, Presidente e Vice-Presidente do TRE-GO encontram-se hoje (12/6) em Palmas/TO onde visitam o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).
Na ocasião são recebidos pela Desembargadora Jacqueline Adorno De La Cruz Barbosa e Marco Anthony S. Villas Boas, dirigentes daquele tribunal, momento em que o Desembargador Walter Carlos Lemes enaltece a parceria entre os Regionais.
A visita, que também é acompanhada pelos Diretores-Gerais de ambos os Tribunais Eleitorais, Rodrigo Leandro da Silva, do Regional de Goiás e José Machado dos Santos, do Tocantins, tem como objetivo conhecer o Sistema de Gestão da Qualidade daquele tribunal em cujo escopo estão abrangidos os seguintes serviços: o planejamento das eleições, cadastro de eleitores, atendimento ao eleitor, comunicação, gestão de urnas, gestão de bens e serviços, gestão de pessoas, infraestrutura tecnológica para as eleições, inspeção, logística para as Zonas Eleitorais, orçamento para as eleições, prestação de contas eleitorais, trâmite processual judicial, votação, votação paralela e diplomação.
Na oportunidade, estão presentes servidores de ambos os tribunais. Do TRE-GO, o Assessor de Imprensa, Brazil Nunes, o Chefe de Gabinete da Presidência, Rogério Otsubo de Paula e o Representante de Direção (RD) Hamilton Pinheiro de Oliveira.
Em sua atuação, cabe ao RD assegurar que os processos necessários ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) sejam estabelecidos, implementados e mantidos; relatar à Alta Direção o desempenho do SGQ e qualquer necessidade de melhoria e garantir a promoção da conscientização dos requisitos do cliente em toda a organização.
Sistema de Gestão da Qualidade no TRE-GO
Desde 2005, foi firmado o compromisso de implantação no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás de um programa de gestão da qualidade.
Assim, foram empreendidos esforços no sentido de trazer à existência um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) adequado aos requisitos da norma NBR ISO 9001:2008, com contornos delineados para atender de forma programada, gradativa, contínua e eficaz às expectativas dos nossos cidadãos, proporcionando em sua estrutura e concepção a elevação da qualidade dos serviços aqui prestados.
Uma vez implementado o SGQ, sua abrangência refere-se à protocolização, autuação e distribuição dos processos nas classes processuais de habeas corpus, mandado de segurança, ação cautelar e recursos eleitorais das decisões judiciais de 1.º grau de jurisdição.
Em 2012, o TRE-GO aderiu ao Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral quando foram feitas adaptações às cláusulas dos seus requisitos, tendo sido concedida, no mesmo ano, a certificação pelo TSE, que reconheceu que o Regional implementou e mantém um sistema de gestão da qualidade baseado nos registros do programa instituído por meio da Portaria TSE n.º 584/2011.
Dessa forma, atualmente o SGQ é baseado no referido programa e, quando cabível, na NBR ISO 9001:2008, norma essa que qual substituiu a Norma NBR ISO 9001:2000.
Como as certificações são válidas por 36 meses, em maio passado o TRE-GO passou por auditoria externa, realizada por servidoras do TSE, ocasião em que obteve a recertificação para mais um período.
A atual Administração busca a ampliação do SGQ preservando um modelo de gestão voltado para os resultados, com foco no cidadão, por meio da prestação de um serviço público eficiente, eficaz e transparente.
Os objetivos do programa da qualidade do TRE-GO são:
- Garantir a satisfação dos clientes;
- Buscar a celeridade dos serviços;
- Obter a eficácia da realização do produto;
- Assegurar a melhoria contínua do SGQ.
Política da Qualidade no TRE-GO
"Garantir o exercício efetivo da soberania
popular, proporcionando serviços de
qualidade, primando pela celeridade,
eficácia e melhoria contínua”
Para conhecer mais sobre o SGQ, acesse, nesta página, na barra superior, clicando em “institucional/planejamento e gestão/gestão da qualidade.