TRE/GO implanta tecnologia Business Intelligence (B.I) no TRE/MT

Business Intelligence (B.I) refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios

TRE-GO BI

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE/MT), implanta uso da tecnologia Business Intelligence (B.I.) no Regional de Mato Grosso.

Durante uma semana, o TRE/GO disponibilizou para o TRE/MT os servidores que atuam na área de Planejamento e Governança, José Carlos da Silva e Sílvio José Alberto, e os estagiários, Daniel Monteiro e Abel Neto, para implantar o uso da tecnologia B.I. Foi utilizada a versão gratuita do Power B.I da Microsoft para gerar os painéis de gestão de acompanhamento e monitoramento de informações orçamentárias, administrativas e estratégicas.

Business Intelligence ou somente B.I refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e uteis a fim de analisar o negócio.

No TRE/GO o B.I está em funcionamento desde março de 2019, sendo produto da criação do Laboratório de Inovações que faz parte da Assessoria de Apoio a Governança e Gestão Estratégica da Diretoria-Geral. De acordo com José Carlos, Assessor de Governança, essa tecnologia tem demonstrado um aprimoramento contínuo na gestão e tomada de decisões da Justiça Eleitoral goiana.

A adoção da tecnologia de B.I libera servidores, principalmente em nível de gestão, que executam tarefas intelectuais exaustivas e repetitivas, com grande nível de responsabilidade, que consumem grande parte do tempo de atuação. Ao liberamos essa mão de obra altamente capacitada e qualificada, as atuações desses servidores passam a ser voltadas para atos de gestão efetivos, encontrando soluções criativas, técnicas e inovadoras que necessitem de esforço humano que não possam ser supridas com tecnologia como, por exemplo, liderar a equipe, multiplicar conhecimentos e maximizar os recursos humanos ”, relata José Carlos.

De acordo com o diretor geral do TRE/MT, Mauro Diogo, com a utilização do B.I., o Regional do Mato Grosso muda de patamar na gestão administrativa, fazendo com que informações e decisões sejam mais ágeis e eficientes. “Um imenso avanço para todos, inclusive para a sociedade. Temos muito a comemorar essa conquista e agradecer ao TRE/GO”, destacou o Diretor-Geral.

Em agosto deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás disponibilizou curso de capacitação de seus servidores no uso da tecnologia B.I. com ênfase na importância de inovações no contexto do Poder Judiciário. Os painéis de gestão dos regionais de Goiás e Mato Grosso encontram-se disponíveis na respectiva intranet de cada Regional.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido