Retrospectiva da década: Dia D da Urna Eletrônica uma ação que veio para ficar

Ação promovida pela Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE/GO em dezembro de 2019

Com o objetivo de melhorar continuamente a comunicação institucional e o compartilhamento de informações entre o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e a sociedade, a Assessoria de Imprensa e Comunicação Social lançou em 2019 a ação intitulada Dia D da urna eletrônica, que teve como propósito informar e esclarecer os cidadãos goianos sobre o funcionamento da urna eletrônica, bem como a segurança que a envolve.

Para a realização da ação foram envolvidas quatro Unidades do Tribunal e diversos servidores que atuaram direta e indiretamente na atividade. Foi escolhido um shopping na capital de grande circulação para que fosse alcançado o maior número de pessoas, garantindo assim os direitos de cidadania.  Na ocasião, cerca de 60 mil pessoas circularam no shopping no final de semana do Dia D (7 e 8/12) e todas tiveram a possibilidade de serem impactadas pela ação promovida pelo TRE/GO, simularam votação na urna eletrônica e tiraram dúvidas com os técnicos especialistas que se encontravam no local. Na oportunidade, foram distribuídas aproximadamente 1600 cartilhas explicativas e interativas.

O Dia D é uma ação que veio para ficar. Em 2019 apenas em Goiânia, futuramente será uma ação nacional uma vez que o intuito da Justiça Eleitoral é estar cada vez mais próxima do cidadão, sistematizando e disseminando informações oficiais a fim de evitar que as notícias falsas se alastrem entre a sociedade principalmente em períodos eleitorais, sobretudo nas mídias sociais.

Pessoas informadas também informam outras pessoas, são multiplicadores de conhecimentos e é esse o intuito da Justiça Eleitoral, esclarecer, informar, somar, participar, agregar e incluir.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido