Sorteio de urnas eletrônicas para votação paralela será no sábado

Sorteio de urnas eletrônicas para votação paralela será no sábado

TRE-BA - sorteio das seções que cederam as urnas para a votação paralela no 1º turno de 2012 na ...

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizará, em seu plenário, no próximo sábado (25), a partir das 9 horas, o sorteio de duas urnas eletrônicas que serão auditadas, em votação paralela, durante a votação do domingo (26).

A votação paralela ocorre em todos os tribunais regionais eleitorais no dia da eleição, tanto no primeiro como no segundo turno, e tem como objetivo confirmar a segurança da urnas eletrônicas, com procedimentos acompanhados por empresa especializada em auditorias contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O sorteio será realizado no plenário do TRE-GO, que está situado no 1º andar do edifício Anexo, na praça Cívica, 300, nesta capital , quando serão escolhidas duas urnas eletrônicas, sendo uma do interior e outra da capital.

Após o sorteio, o TRE-GO providenciará a substituição das urnas sorteadas, removendo as escolhidas para o local onde será realizada a votação paralela no domingo.

No sábado serão preenchidas 1.000 cédulas de papel pelos escoteiros, que serão lacradas em urnas de lona até o domingo quando, uma a uma, serão digitadas nas urnas eletrônicas sorteadas.

Após a votação de domingo, às 17 horas,  terá início a verificação do resultado da inserção dos dados relativos às cédulas de papel que foram anteriormente preenchidas pelos escoteiros e que devem coincidir com o registrado nas urnas, a fim de confirmar que não há adulteração nos programas da Justiça Eleitoral.

Assim como no primeiro turno, a auditoria será realizada nas dependências dos Correios (térreo), na Praça Cívica, Centro.

A Comissão da Votação Paralela é presidida pelo juiz Cláudio Henrique de Araújo Castro que é auxiliado por servidores da Corregedoria Regional Eleitoral, da Secretaria Judiciária, Secretaria de Tecnologia da Informação e Secretaria de Gestão de Pessoas na organização dos trabalhos.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - ASICS

 

Acesso rápido