Eleitor do Futuro

O Programa Eleitor do Futuro tem por objetivo e como grande desafio, fazer a inclusão social e política dos jovens que estejam com idade entre 10 e 15 anos, visando a participação mais efetiva, livre e consciente dos jovens no processo eleitoral brasileiro.

Por meio de palestras e eventos interativos junto aos alunos da rede pública e privada de ensino, pretende-se informar as crianças e adolescentes sobre os seus direitos e deveres como cidadãos e futuros eleitores e transmitir o papel responsável de cada um na formação de uma sociedade justa e democrática.

Visitas às sedes do Poder Legislativo Estadual e Municipal, ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e aos Cartórios Eleitorais, simulação de eleições com o uso de urnas eletrônicas, apresentação de peças teatrais, concursos de redação e desenho, campanhas, mobilizações, jogos e gincanas estão incluídos no processo de execução do programa.

Um dos direitos de cidadania é o exercício dos direitos políticos e neles se insere o direito de votar, de ser votado, de escolher ou de ser escolhido representante do povo e, também, os deveres de cada cidadão para a consecução da democracia no nosso país. Assim, o Programa “Eleitor do Futuro” tem um amplo espaço a preencher na busca da conscientização dos futuros eleitores e na construção de uma base sólida de educação cívica dos jovens cidadãos brasileiros.

Objetivos

  • Fortalecer a cidadania das crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 15 anos, que estejam frequentando a rede escolar de ensino.
  • Incentivar os jovens de 16 e 17 anos a participarem do processo democrático conferido pela Constituição Cidadã de 1988, através do exercício consciente da cidadania e visando a efetiva participação no processo eleitoral.
  • Alertar os jovens para os vícios que descaracterizam e contaminam o objetivo e a essência do direito ao voto, conscientizando-os sobre a ética na política e no exercício do voto.
  • Informar os jovens sobre as boas e más práticas eleitorais por parte de candidatos e partidos, tendo como marco a legislação eleitoral em vigor.
  • Incentivar os jovens a exercerem o direito de expressão e opinião sobre as eleições, como um importante momento da vida democrática do País.
  • Capacitar e mobilizar os jovens alcançados pelo programa para o exercício consciente e livre do voto, garantindo-lhes para o futuro uma cidadania emancipadora.
  • Estimular o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.

 

Princípios

  • A criança e o adolescente são interlocutores privilegiados nas ações educativas do programa.
  • A criança e o adolescente são parte da solução na busca da ética na política e no exercício do voto.
  • Respeito à liberdade, à iniciativa e à responsabilidade das crianças e adolescentes.
  • A compreensão de que a formação da criança e do adolescente para a vida passa pela educação e pela garantia do desenvolvimento de sua autonomia, solidariedade e competência.

O programa visa agregar o maior número possível de pessoas - operadores da Justiça, do Direito, serventuários da Justiça Eleitoral, professores e servidores da rede de ensino, militantes da área de direitos humanos e voluntários - para a formação e o despertar da cidadania nas crianças e adolescentes, por meio do exercício dos direitos políticos.

Em contato com as diretorias das escolas, a Comissão Executiva do “Eleitor do Futuro”agendará uma visita explicativa sobre o trabalho a ser desenvolvido, com o intuito de detalhar os objetivos e as metas e informar sobre o suporte que será disponibilizado para a execução das atividades.

 

Material de mobilização

  • Cartilha direcionada a crianças e adolescentes - a comissão executiva do programa elaborou uma cartilha educativa (A Nave da Cidadania) na qual aborda o tema “cidadania consciente”, que é distribuída às crianças e adolescentes das escolas participantes e trabalhada pelos professores em salas de aula;
  • Cartilha de mobilização e orientação pedagógica do programa Eleitor do Futuro – para distribuição aos professores das escolas participantes.

Eleições simuladas nas escolas

A eleição ocorrerá em data previamente estipulada pela escola em conjunto com a Comissão Executiva e se dará pela utilização de urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral. Os alunos escolherão a “política pública” mais pertinente para a sua comunidade e terão os seguintes partidos para exercerem o seu direito de voto:

  • Partido da Educação, da Profissionalização e da Cultura;
  • Partido da Vida e da Saúde;
  • Partido da Liberdade, do Respeito e da Dignidade;
  • Partido da Segurança Pública e do Combate à Violência;
  • Partido do Esporte e do Lazer.

O TRE/GO dará todo o suporte necessário e os candidatos e mesários serão escolhidos dentre os alunos da escola. O resultado das votações de cada estabelecimento de ensino participante poderá ser enviado pela Diretoria da escola ou pela Comissão Executiva do Programa “Eleitor do Futuro” às autoridades competentes, juntamente com um relatório de reivindicações, para que o Poder Público tenha conhecimento dos anseios de nossos pequenos jovens cidadãos.

 

Concurso de redação

Uma das ações do programa consiste na realização de um concurso de redação – tema “Por que votar?” – em todas as escolas participantes.

 

Palestras

A Comissão Executiva do Programa “Eleitor do Futuro” se encarregará de ministrar as palestras sobre temas ligados aos direitos fundamentais, cidadania, democracia, ética na política, dentre outros, podendo contar com colaboradores interessados em participar da sua execução.

 

Cronograma de execução

O calendário de execução do Programa “Eleitor do Futuro” será desenvolvido dentro do calendário oficial das aulas das unidades de ensino participantes.

Nos anos de realização de eleições, os trabalhos acontecerão apenas no primeiro semestre e nos demais poderão ocorrer no decorrer do ano letivo.

Ao final da realização do programa nas escolas, os candidatos eleitos serão diplomados em solenidade específica no TRE/GO, juntamente com a premiação dos alunos vencedores do concurso de redação.

 

Cadastro de escolas

Cadastre sua escola no Eleitor do Futuro enviando um e-mail para eje@tre-go.gov.br contendo os seguintes dados:

  • Nome da escola
  • Tipo (pública, conveniada ou privada)
  • Endereço
  • Telefone
  • Contato (nome, telefone e/ou e-mail)
  • Mensagem