Conversando com a Justiça Eleitoral

Conversando com a Justiça Eleitoral

O programa “Conversando com a Justiça Eleitoral de Goiás” foi idealizado a partir das diretrizes traçadas no XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, em dezembro de 2018, ocasião em que os Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil definiram as metas para o Judiciário no ano de 2019.

 A Justiça Eleitoral goiana lançou o projeto no dia 14 de agosto de 2019, visando promover campanhas voltadas ao eleitor para ampliar os conhecimentos sobre o funcionamento do processo eleitoral, em especial do sistema eletrônico de votação, pois com a crescente disseminação de desinformação (fake news), tornavam-se cada vez mais necessárias ações que garantissem o esclarecimento da população acerca dos procedimentos referentes às Eleições.

Para cumprir uma tarefa tão significativa, o programa utilizou metodologias de aproximação da sociedade, como visitas em escolas e faculdades com realização de palestras, debates e exposições, bem como efetuou audiências públicas e eventos virtuais.

Foi assim que no ano de 2019, as cidades de Porangatu, Luziânia e Jataí receberam presencialmente o programa Conversando com a Justiça Eleitoral nos meses de agosto, setembro e outubro, respectivamente. Essa ação contou com a participação de diversos setores do Tribunal, como Ouvidoria, Secretaria de Tecnologia da Informação, Secretaria Judiciária, Escola Judiciária Eleitoral, Assessoria de Apoio à Governança e Gestão Estratégica, Assessoria de Imprensa e Comunicação Social, dentre outras.

Além das parcerias internas, o programa buscou cooperação com instituições civis, que estivessem focadas em assegurar um ambiente democrático para o nosso eleitor. Podemos citar como exemplo de entidades parceiras a OAB-GO, a Faculdade do Norte Goiano – FNG, Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (UNIDESC), Unicerrado, UniGoiás, FASAM.

Apesar disso, tivemos a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus, fato que levou o programa a ser executado em formato virtual, através do Canal do TRE-GO no Youtube. Nesse formato foram transmitidas duas edições, uma em 2020 outra em 2021, e que não perderam a expressividade de suas edições presenciais, visto que foram sucesso de público, alcançando eleitores nos mais diversos locais do Estado.

Atualmente o programa Conversando com a Justiça Eleitoral está a cargo da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás, unidade do TRE-GO, responsável, entre outras atividades, em promover ações de esclarecimento da importância do regime democrático e do sistema eletrônico de votação ao eleitorado goiano.

 

 Confira a lista das edições do programa: