Biblioteca

HISTÓRICO DA BIBLIOTECA VALDO TEIXEIRA

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desde 1998, com o primeiro concurso público para ocupação de cargos recém-criados, observa os ditames da Lei n. 4.084, de 1962, a qual dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regulamenta o seu exercício, sendo efetivada a servidora Mylène Machado no cargo de Bibliotecária.

A biblioteca, inicialmente, ocupava um espaço entre outras unidades da Secretaria e a chefia da Seção era ocupada por Jorge Augusto Jungman, em seguida, no período de 1º de dezembro de 1997 a 18 de fevereiro de 2000 por Nilza Soares de Castro Carneiro, no período de 19 de fevereiro de 2000 a 27 de abril de 2015, Mylène Machado, e de 29 de abril de 2015 até os dias atuais, Viviane Fraga de Oliveira.

Posteriormente, passou a ter uma sala própria no Edifício Sede, o qual é tombando pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Nessa área permitiu a ampliação da área de exposição do acervo bibliográfico e sala de leitura com mesas, acesso a computador e local reservado para estudos, tornando o ambiente mais funcional e aconchegante.

A unidade passou a ser parte integrante da Secretaria

A instalação do software de gerenciamento e automação de rotinas de biblioteca, ALEPH 500, em 2006, proporcionou a integração das bibliotecas jurídicas do Tribunal Superior Eleitoral e regionais, formando a Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE). Permitiu também consultas ao acervo, além da realização de renovações e reservas via web.

Em 13 de dezembro de 2007, por meio da Resolução n. 123/2007, desde Tribunal, a biblioteca passa a ser denominada “Biblioteca Valdo Teixeira”.

Observando a necessidade de regulamentar as ações da Biblioteca foi editada a Resolução TRE-GO nº 141 de 7 de maio de 2008, a qual dispôs a competência, a quem os serviços de atendimento estão disponíveis, normas de empréstimo e as penalidades, dentre outras coisas.

Atualmente em decorrência da Resolução nº 349, de 5 de abril de 2021, que fixa a nova estrutura organizacional do Tribunal, a Biblioteca Valdo Teixeira integra a Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória (SEBAM), subordinada à Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI), da Secretaria Judiciária (SJD) a qual está vinculada diretamente à Presidência deste Regional.

 

Equipe:

Responsável: Viviane Fraga de Oliveira (bibliotecária)

Servidores da Unidade:

Domingos Lobo Silva

Viviane Fraga de Oliveira

 

Endereço: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, n. 300, Setor Central, Goiânia – Goiás, CEP 74003-010 (Térreo – Edifício Sede)

Fone: (62) 3920-4143 – Endereço eletrônico:

Horário de Atendimento*: Segunda-feira a sexta-feira das 12h às 18h

*O horário de atendimento está vinculado ao horário de funcionamento do TRE-GO.

(pode sofrer alteração por decisão administrativa, ligue para certificar-se!)

A Biblioteca Valdo Teixeira tem acesso livre e seu acervo é bastante variado, contendo publicações de diversas áreas jurídicas (direito constitucional, direito eleitoral, direito administrativo, direito processual civil etc.), além de outras áreas do conhecimento humano (informática, administração pública, biblioteconomia, arquivologia, medicina, contabilidade, auditoria, ciência política, filosofia, entre outras).

Conta com profissionais qualificados e capacitados para auxiliar os consulentes e pesquisadores em suas demandas informacionais voltadas ao desenvolvimento das atividades laborais, acadêmicas e de pesquisa geral.


O acervo da biblioteca pode ser consultado por meio do Catálogo de Bibliotecas da Justiça Eleitoral .

Para maiores informação também acesse o link: Consulta ao Acervo da Biblioteca TRE-GO

AÇÃO DE INOVAÇÃO:

No ano de 2023:

No dia 04/07/2023 a Biblioteca Valdo Teixeira e a Comissão de de Gestão da Memória e Cultura do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás realizaram a I Aventura Literária do TRE.

Divulgação da ação: I Aventura Literária na Biblioteca

Em 03/12/2023, a Biblioteca Valdo Teixeira recebeu doação de livros em braille da Biblioteca Braille José Alvares de Azevedo.

Divulgação da ação: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O serviço de empréstimo de publicações da biblioteca é oferecido exclusivamente às pessoas com vínculo funcional com o TRE-GO, como por exemplo integrantes da magistratura e ocupantes de cargos efetivos.

Às pessoas sem vínculo com o Tribunal somente é permitido o acesso ao acervo no espaço físico da biblioteca.

Não é permitido o empréstimo de obras raras, enciclopédias e obras que tenham a identificação de CONSULTA LOCAL.

As pessoas cadastradas na biblioteca podem retirar, simultaneamente, até 3 (três) itens por categoria (livros, periódicos, mídias digitais etc.) por empréstimo e mais 3(três) da ASSETRE (Associação de Servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás). O prazo de empréstimo é de 15 (quinze) dias para livros e de 3 (três) dias para os periódicos.

As publicações disponíveis no acervo podem sem emprestadas por meio de empréstimo especial às gestoras e aos gestores das unidades do Tribunal, desde que imprescindíveis ao desenvolvimento de suas atividades. Os itens em empréstimo especial não estão disponíveis para reserva.

A Biblioteca Digital é uma ferramenta de busca, desenvolvida com o propósito de facilitar o acesso a informações hospedadas em sites de instituições governamentais e centros de ensino e pesquisa. O objetivo primordial é o de agregar mais uma fonte de pesquisa, acessível a todos os usuários da Rede Mundial de Computadores de forma gratuita e descomplicada.

Para saneamento de dúvidas e envio de sugestões e comentários, entre em contato conosco, através do e-mail: sebam-lista@tre-go.jus.br.

Biblioteca digital da Câmara dos Deputados

Biblioteca digital do Senado Federal

Biblioteca digital do Tribunal Superior do Trabalho

Biblioteca digital do Superior Tribunal de Justiça

Biblioteca digital de Justiça Eleitoral

Biblioteca do Supremo Tribunal Federal

Biblioteca Nacional Digital

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

Biblioteca Brasiliana Digital

Biblioteca Digital Mundial

Biblioteca Nacional da França

Biblioteca do Congresso Norte-Americano

Portal Domínio Público

Biblioteca Digital da Unicamp

Biblioteca Digital Europeia - Europeana

Biblioteca Digital e Sonora - UnB

Biblioteca Digital da OAB

Biblioteca Digital Fórum**

Catálogo de Publicações do TSE

Biblioteca digital do Tribunal Superior Eleitoral

** O acesso ao conteúdo da plataforma é restrito aos integrantes do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, nos termos contratuais, celebrado com a Editora Fórum Ltda.