Brasão

Tribunal Regional Eleitoral - GO

Secretaria de Gestão da Informação

Seção de Jurisprudência e Legislação

PORTARIA PRES Nº 111, DE 7 DE MAIO DE 2021

Cria o Memorial Virtual da Justiça Eleitoral de Goiás, revitaliza o Centro Histórico da Justiça Eleitoral de Goiás e dá outras providências.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

CONSIDERANDO o disposto no art. 216, inciso IV da Constituição Federal de 1988, que estabelece ser patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, as obras, objetos, documentos, edificações, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira;

CONSIDERANDO os ditames da Lei n°11.904, de 14 de janeiro de 2009, que institui o Estatuto dos Museus;

CONSIDERANDO o disposto na Resolução Normativa n°1, de 14 de dezembro de 2016, do Instituto Brasileiro de Museus;

CONSIDERANDO a necessidade de proteger a memória institucional, por meio do acervo documental e patrimonial catalogado, preservado e disponibilizado, bem como dos espaços físicos instalados no âmbito desta Instituição;

CONSIDERANDO, ainda, a importância da preservação, divulgação dos testemunhos materiais e imateriais representativos da história e da memória do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás;

CONSIDERANDO a decisão proferida pelo Conselho Nacional de Justiça na Resolução CNJ n°324, de 30 de junho de 2020;

CONSIDERANDO o teor da Portaria PRES n°603, de 25 de maio de 2000,

RESOLVE:

Art. 1° Criar o Memorial Virtual da Justiça Eleitoral de Goiás vinculado ao Centro Histórico da Justiça Eleitoral de Goiás, instituído pela Portaria PRES n°603, de 25 de agosto de 2000, com o objetivo de recuperar e preservar a memória da Justiça Eleitoral em Goiás, através de documentos e mobiliário com significado histórico.

Art. 2° O Centro Histórico da Justiça Eleitoral de Goiás disponibilizará no Memorial Virtual testemunhos materiais e imateriais representativos da trajetória e da história da Justiça Eleitoral em Goiás.

Art. 3° O Centro Histórico e o Memorial Virtual da Justiça Eleitoral de Goiás integram a estrutura da Secretaria Judiciária estando vinculados à Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória da Coordenadoria de Gestão da Informação.

Art. 4° O Centro Histórico da Justiça Eleitoral de Goiás trabalhará em conjunto com outros setores do Tribunal, especialmente o arquivo, a biblioteca e as unidades de capacitação e comunicação social.

Art. 5° O Tribunal poderá desenvolver ações junto à comunidade, mediante o implemento de programas e projetos de gestão cultural e da memória, promovendo pesquisas, exposições, seminários e publicações pertinentes à identidade institucional e cultural da Justiça Eleitoral do Estado.

Art. 6° A Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás disponibilizará ao Centro Histórico da Justiça Eleitoral de Goiás os recursos materiais, financeiros e humanos necessários ao seu funcionamento.

Art. 7° A logomarca do Centro Histórico e do Memorial Virtual da Justiça Eleitoral de Goiás consiste na imagem estilizada do prédio do Tribunal, em fundo azul, conforme anexo.

Art. 8° Os casos omissos serão resolvidos pela Presidência deste Tribunal.

Art. 9° Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Goiânia, 7 de maio de 2021.

Desembargador LEANDRO CRISPIM

Presidente

Este texto não substitui o publicado no DJE/TRE-GO n°83 de 10.05.2021, p. 4 e 5.

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.