I Semana de Memória do Poder Judiciário

I Semana de Memória do Poder Judiciário acontece de 18 a 20 de maio

Em comemoração ao Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado no dia 10 de maio, os centros de memória do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-18) realizam a I Semana de Memória do Poder Judiciário entre os dias 18 e 20 de maio.

Dia 18/5 - 9h - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Endereço:  Av. Assis Chateaubriand, nº 195 – St. Oeste, Goiânia – GO
www.youtube.com/user/comunicacaotjgo


Dia 19/5 - 9h - Tribunal Regional Eleitoral de Goiás

Endereço: Praça Cívica, nº 300, Centro, Goiânia – GO

 www.youtube.com/c/CanalTREGO


Dia 20/5 - 15h - Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região

Endereço: Rua T-29, esq. com rua T-51, n.1403, St. Bueno, Goiânia – GO www.youtube.com/user/TRTGoias

Inscrições

O evento acontece de forma híbrida e é aberto ao público em geral, mediante inscrição prévia. Haverá ainda a transmissão pelo canal do YouTube dos tribunais participantes. Clique aqui para efetuar a sua inscrição.

Haverá emissão de certificado para os participantes inscritos.

Confira a íntegra da programação.

A abertura dos eventos será no dia 18 de maio, às 9h, no Auditório do TJGO, com a palestra “A importância da Política de Memória no âmbito do Poder Judiciário”, proferida pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em História e Memória do Tribunal de Justiça de São Paulo. Na ocasião, será feita a entrega do prêmio do “Selo Histórico do TJ-GO” ao vencedor do concurso que selecionará o design do selo histórico de 150 anos do tribunal. No mesmo dia, os presidentes dos três tribunais participantes assinarão um termo de cooperação técnica para a realização de outros eventos.

O TRE-GO conduzirá os eventos do segundo dia de celebrações. No dia 19, às 9h da manhã, no Plenário Desembargador Geraldo Salvador de Moura, a professora da USP Monica Dantas ministrará a palestra “Poder Judiciário e Política no período do Império do Brasil”. Na sequência, a historiadora Yordanna Lara, mestre em Antropologia Social, abordará a “Memória do Judiciário Goiano: caminhos institucionais no presente e perspectivas futuras de preservação”. Ao final, historiadores e arquivistas dos três tribunais vão dirigir o painel “Conhecendo os espaços de memória do Judiciário goiano”.

No dia 20 de maio, às 15h, o Tribunal Regional do Trabalho, fará o lançamento do livro virtual “Memórias do TRT-18” no Auditório dos Goyazes. O livro, idealizado e organizado pelo Centro de Memória, traz ao público narrativas textuais e visuais sobre a história da Justiça do Trabalho em Goiás. A obra tem como fio condutor os relatos colhidos pelo Programa História Oral, de personalidades que protagonizaram e/ou testemunharam a criação, expansão e consolidação do TRT de Goiás. Além dos depoimentos, o livro também apresenta imagens do acervo permanente mantido pelo Centro de Memória e inúmeros recursos de interatividade.

No mesmo dia ocorrerá também a apresentação do tour 360 graus do Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Goiás e o fechamento da Cápsula do Tempo do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Materializada em uma urna de lona, usada antigamente pela Justiça Eleitoral, a cápsula conterá, dentre outros documentos, os resultados da campanha da “Justiça Eleitoral do Futuro”, que tem por objetivo reunir sugestões de servidores e outros populares com suas expectativas e opiniões sobre a Justiça Eleitoral no período de 2022. Essas informações estão sendo coletadas por meio de formulário eletrônico. A Cápsula do Tempo será aberta em 2032, durante as comemorações do centenário da Justiça Eleitoral.