TRE-GO realiza evento da I Semana da Memória do Poder Judiciário

Segundo dia de celebrações apresentou palestras e painel de historiadores e arquivistas

semana-memoria-dia-2.5
TRE-GO realiza evento da I Semana da Memória do Poder Judiciário

O presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Campos, abriu nesta quinta-feira (29) o segundo dia de celebrações da I Semana da Memória do Poder Judiciário, evento realizado de 18 a 20 de maio em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-18) e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

Segundo o desembargador: “Ao reverenciarmos a memória do Judiciário e suas instituições, promovemos a reflexão sobre a democracia e a cidadania e colhemos a importância do resgate a testemunhos relevantes da evolução das cortes e de suas relações com a sociedade, para que o presente e o futuro tenham lastros em límpidos ideais e épicos exemplos daqueles que um dia integraram a Justiça e moldaram a nossa história”.

Na sequência, o juiz-membro Dr. Adenir Teixeira Peres Júnior, representando Márcio Moraes Júnior, juiz-membro ouvidor e presidente da Comissão de Memória da Justiça Eleitoral de Goiás, se pronunciou sobre a amplitude do evento retomando a relevância do termo assinado no primeiro dia do evento: “Resultou desse encontro um acordo de colaboração técnica com o intuito de realizar projetos, eventos, capacitações e exposições, valorizar e promover a Memória Institucional, o que muito enriquece as três instituições que, em conjunto, contribuirão com suas ações para o fortalecimento da cultura e a memória do Poder Judiciário em Goiás”.

O encontro contou ainda com a participação do desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, juiz-membro do TRE-GO e membro da Comissão Permanente de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás, assim como do Diretor da Escola Judiciária de Goiás, o juiz-membro Vicente Lopes da Rocha Júnior.

semana-memoria-dia-2.2

A professora associada do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP) Monica Dantas proferiu a primeira palestra do dia, intitulada “Poder Judiciário e Política no período do Império do Brasil”. Em seguida, a historiadora Yordanna Lara, mestre em Antropologia Social, abordou a memória do judiciário goiano de uma perspectiva histórica e psicanalítica.

Historiadores e arquivistas dos três tribunais concluíram o evento com o painel “Conhecendo os espaços de memória do Judiciário goiano”, mediado por Viviane Fraga, chefe da Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória do TRE-GO. Participaram Laylla Nayanne Dias Lopes Vilarinho, Historiadora e Diretora do CMC/TJGO; Isabella Félix Lima, arquivista da Unidade de Gestão Documental do TJGO; Carolina Piva, chefe da Biblioteca Digital do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região; Andreia Lima, arquivista do TRE-GO; e Filipe Petres, historiador do TRE-GO.

No dia 20 de maio, às 15h, o Tribunal Regional do Trabalho, fará o lançamento do livro virtual “Memórias do TRT-18” no Auditório dos Goyazes. O livro, idealizado e organizado pelo Centro de Memória, traz ao público narrativas textuais e visuais sobre a história da Justiça do Trabalho em Goiás. A obra tem como fio condutor os relatos colhidos pelo Programa História Oral, de personalidades que protagonizaram e/ou testemunharam a criação, expansão e consolidação do TRT de Goiás. Além dos depoimentos, o livro também apresenta imagens do acervo permanente mantido pelo Centro de Memória e inúmeros recursos de interatividade.

No mesmo dia ocorrerá também a apresentação do tour 360 graus do Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Goiás e o fechamento da Cápsula do Tempo do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Materializada em uma urna de lona, usada antigamente pela Justiça Eleitoral, a cápsula contém, dentre outros documentos, os resultados da campanha da “Justiça Eleitoral do Futuro”, que tem por objetivo reunir sugestões de servidores e outros populares com suas expectativas e opiniões sobre a Justiça Eleitoral no período de 2022. A Cápsula do Tempo será aberta em 2032, durante as comemorações do centenário da Justiça Eleitoral.

A I Semana da Memória do Poder Judiciário foi aberta na manhã de quarta-feira (18) no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), com a assinatura de termo de cooperação técnica entre os presidentes do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-18) e do TJGO. Na ocasião, houve ainda uma palestra sobre a importância da política de memória e a entrega do Selo Histórico do TJGO.

semana-memoria-dia-2.7

Inscrições

O evento acontece de forma híbrida e é aberto ao público em geral, mediante inscrição prévia. Haverá ainda a transmissão pelo canal do YouTube dos tribunais participantes. Clique aqui para efetuar a sua inscrição.

Haverá emissão de certificado para os participantes inscritos.

Confira a íntegra da programação .

Serviço:


Dia 20/5 - 15h - Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região

Endereço: Rua T-29, esq. com rua T-51, n.1403, St. Bueno, Goiânia – GO www.youtube.com/user/TRTGoias

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido