TRE-GO comemora os 90 anos da Justiça Eleitoral

Memorial Virtual inaugura aba histórica

TRE-GO comemora os 90 anos da Justiça Eleitoral

Nesta quinta-feira (24), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Desembargador Leandro Crispim, abriu a 16ª Sessão Plenária Ordinária do Tribunal Pleno com uma homenagem aos 90 anos da Justiça Eleitoral, que foi instituída em 24 de fevereiro de 1932.

Numa retrospectiva histórica, declarou que a Justiça Eleitoral “já nasceu vocacionada a olhar para o futuro, imbuída da função maior de consolidar o regime democrático”. Destacou sua alegria e orgulho por ter passado pelas duas instâncias da Justiça Eleitoral goiana.

Convocou todos os integrantes e colaboradores da Justiça Eleitoral goiana a serem entusiastas da jurisdição eleitoral: “conclamo meus pares, Magistrados de primeira instância, integrantes do Ministério Público Eleitoral, da advocacia e colaboradores deste Tribunal, que continuemos a honrá-lo, escutando com cortesia, respondendo sabiamente e ponderando com prudência. Esses são os melhores regalos que podemos fornecer à aniversariante de hoje. Patrocinemos a divulgação de nossa história, pois ela nos ajuda a compreender o presente e nos guia para um futuro compromissado com mais avanços”, asseverou o Desembargador.

O Presidente Leandro Crispim divulgou ainda um cronograma de eventos do TRE-GO em comemoração aos 90 anos da Justiça Eleitoral. Em 17 de março, haverá o lançamento da Revista Comemorativa dos 90 Anos da Justiça Eleitoral; em 6 de abril, junto com a inauguração da Central de Atendimento ao Eleitor, ficará pronta também a galeria de Diretores da Escola Judiciária Eleitoral; até 11 de abril, está prevista a inauguração das novas galerias de Presidentes, Vice-Presidentes e Diretores-Gerais; para 25 de abril, existe a expectativa de inauguração da expansão do Centro Histórico, bem como da Galeria de todos os Juízes Membros que passaram pelo TRE-GO.

Em conclusão, o Desembargador anunciou: “No dia em que a Justiça Eleitoral comemora 90 anos de sua existência, disponibilizamos em nosso sítio eletrônico um histórico completo das Zonas Eleitorais que o Estado de Goiás possuiu, com a relação de todos os Magistrados que por elas passaram, dedicando seu tempo e esforço na tutela de nosso regime democrático. Esse passo tem o intuito de priorizar o primeiro grau de jurisdição, já que é nos cartórios eleitorais que afiançamos a acessibilidade da Justiça Eleitoral ao eleitor goiano, especialmente garantindo-lhe o direito ao voto”.

Na sequência, o Presidente da Comissão de Gestão da Memória da Justiça Eleitoral de Goiás, Juiz-Membro Márcio Moraes e a Coordenadora de Gestão da Informação, Flavia Dayrell, apresentaram o novo material disponibilizado no sítio eletrônico do Memorial da Justiça Eleitoral.

O Diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás, Juiz-Membro Vicente Lopes, o Vice-Presidente e Corregedor do TRE-GO, Luiz Eduardo de Sousa, os Juízes-Membros José Proto de Oliveira, Jeronymo Villas Boas e Juliano Taveira Bernardes, bem como o Procurador Regional Eleitoral, Célio Vieira da Silva, fizeram uso da palavra para prestar homenagem à Justiça Eleitoral em seus 90 anos e congratular o Presidente do Tribunal pelo seu trabalho frente à instituição e pela iniciativa da comemoração.

 

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido