TSE premia TRE/GO com Selo de Boa Prática da Justiça Eleitoral

Corregedoria-Geral Eleitoral do TSE selecionou iniciativas de corregedorias que melhoraram a prestação jurisdicional no país

Selo Boa Prática 2021

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás foi premiado, nesta segunda-feira (25), com o Selo de Boa Prática da Justiça Eleitoral conferido pela Corregedoria-Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (CGE/TSE). O reconhecimento se deu em razão do projeto WikiCRE, o Programa de Gestão do Conhecimento da Corregedoria, uma enciclopédia com instruções de trabalho, perguntas e respostas, roteiros e modelos de documento construída de forma colaborativa, idealizado com a finalidade de sistematizar o fluxo de informações e disponibilizar aos servidores das zonas eleitorais acesso facilitado à vasta experiência acumulada pela Corregedoria do TRE/GO.

A indicação ao prêmio foi recebida com grande satisfação pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, presidido pelo Desembargador Leandro Crispim e, principalmente, pelo coordenador administrativo da Vice-Presidência da CRE de Goiás, Weliton Pereira da Silva, servidor que concebeu o projeto com o apoio do Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Luiz Eduardo de Sousa e da Secretaria da Vice-Presidência e Corregedoria, Juliana Saddi Artiaga, que representou o TRE/GO na evento da premiação.

Além do TRE/GO foram agraciadas as Corregedorias Regionais Eleitorais (CREs) do Distrito Federal e dos estados de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, totalizando seis iniciativas de sucesso para difundir o conhecimento das instituições que contribuem para uma melhor prestação jurisdicional. O intuito é que as propostas condecoradas sirvam de modelo para todo o país. A premiação foi instituída em abril de 2021, pelo Provimento CGE nº 3 .

Durante o evento de entrega do Selo de Boa Prática, o Corregedor-Geral Eleitoral, Ministro Luis Felipe Salomão explicou que as práticas apresentadas pelas CREs premiadas não envolvem grandes custos ou mudanças de estrutura, mas se baseiam predominantemente no esforço das respectivas equipes para entregar serviços de melhor qualidade, capacitar os servidores sob sua responsabilidade e atender com simplicidade e eficiência as necessidades que se apresentam no dia a dia.

Segundo o Corregedor-Geral Eleitoral, a inovação no pensamento e na execução das tarefas rotineiras foi suficiente para proporcionar mudanças positivas e obter bons frutos. “Como resultado desses esforços, alcançaram-se excelências que ora são compartilhadas”, disse. Ele informou que os projetos premiados serão disponibilizados na íntegra no Portal de Boas Práticas da CGE/TSE e, com o tempo, formarão um banco de boas ações que poderão servir de subsídio para outras inovações no futuro.

Praticidade

A necessidade de sistematização das informações eleitorais era uma das preocupações da Corregedoria Regional Eleitoral de Goiás, que foi resolvida a partir da implementação do WikiCRE. “O trabalho realizado pelas zonas eleitorais demanda um enorme volume de informações, sejam elas relacionadas à aplicação de normas ou à operação de sistemas. A Corregedoria tem papel fundamental nessa atividade, na medida em que possui a atribuição de orientar os juízes eleitorais”, acrescentou Weliton.

Ele explicou que a disposição de conteúdos úteis em uma só plataforma impacta positivamente a prestação jurisdicional e os serviços direcionados ao eleitor ao agilizar a troca de conhecimento entre servidores e padronizar os procedimentos, minimizando erros e evitando o retrabalho.

O projeto começou a ser desenvolvido em maio de 2020 e foi disponibilizado ao público em outubro daquele ano, a tempo de ser testado pelo TRE de Goiás durante as eleições municipais.

“Um de nossos primeiros artigos foi relacionado à instrução e julgamento dos processos de mesários faltosos. É um procedimento relativamente simples, mas que demandava maior agilidade e padronização. A nossa expectativa para 2022 é contar com todos os procedimentos cartorários disponíveis na WikiCRE”, diz o idealizador da proposta.

Assista ao vídeo da premiação no Canal da Justiça Eleitoral no YouTube.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Acesso rápido