TRE/GO testa 579 urnas eletrônicas durante Simulado Nacional

9º Simulado de Hardware acontece nesta semana

TRE/GO testa 579 urnas eletrônicas durante Simulado Nacional

A Seção de Suporte ao Voto informatizado (SEVIN) do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás realiza, na semana 18 a 22 de outubro, o 9º Simulado Nacional de Hardware das Urnas Eletrônicas.

O simulado de hardware tem por objetivo identificar falhas persistentes, inclusive aquelas que se manifestam de forma intermitente ou em situações específicas, e registrá-las, a fim de permitir a análise de suas causas e a identificação de possíveis soluções a tempo de uma eleição oficial.

Sua execução se baseia na seleção de urnas operacionais, preparação e votação, simulando um dia de eleição. Dessa forma, do ponto de vista de hardware, é possível reproduzir todo o caminho percorrido por uma urna até a conclusão do processo de votação.

De acordo com Cleyton Luiz de Melo Eufrasio, chefe da SEVIN, estão sendo testadas 579 urnas, o que representa 4% do total de urnas do estado de Goiás.

Nesta operação, estão sendo testados o modelos de urnas UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015.

 

Urna Eletrônica : Hardware e Software

Hardware é a parte física de um produto eletrônico. A urna eletrônica é um equipamento de processamento de dados que, junto com o seu software (programas), permite a coleta de votos em uma eleição, de forma ergonômica, rápida e segura.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

 

Acesso rápido