Mark Yshida Brandão é empossado como Juiz-Membro do TRE/GO

Eleito ocupa vaga de substituto no Gabinete de Juiz Federal

Mark Yshida Brandão é empossado como Juiz-Membro do TRE/GO

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Desembargador Leandro Crispim, empossou Mark Yshida Brandão, nesta terça-feira (26), no cargo de Juiz-Membro substituto do Gabinete de Juiz Federal da Corte regional para o biênio 2021/2023.

A solenidade de posse foi realizada no Gabinete da Presidência do TRE/GO. Estavam presentes, além do empossado e do Presidente da Corte Eleitoral, os Juízes-Membros Vicente Lopes da Rocha Júnior e Adenir Teixeira Peres Júnior, o Diretor-Geral Wilson Gamboge e os Secretários do Tribunal.

O Presidente do Tribunal, Desembargador Leandro Crispim felicitou o novo integrante da Justiça Eleitoral de Goiás: “Seja muito bem-vindo ao Poder Judiciário Eleitoral, Dr. Mark Yshida. Parabenizo Vossa Excelência e seus familiares e amigos que contribuíram e contribuem para sua formidável carreira e para a concretização deste marco tão importante em sua vida.”

Presidente Leandro Crispim empossa Mark Yshida Brandão como Juiz-Membro do TRE/GO

Os Juízes-Membros do Tribunal Pleno, assim como o Diretor-Geral, cumprimentaram e deram as boas-vindas ao empossado, desejando-lhe sucesso e enaltecendo sua experiência e qualidades morais e intelectuais.

Em seu discurso de posse, o novo Juiz-Membro agradeceu a todos e se disse honrado em fazer parte do TRE/GO. “Serei breve como deve ser a Justiça Eleitoral: célere, rápida. É uma honra fazer parte da Justiça Eleitoral que, como bem sabemos, tem sido tão importante nesses últimos tempos para a manutenção das instituições e para que a ordem seja de fato mantida”, declarou o Magistrado.

Juiz Mark Yshida Brandão

Currículo

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1992) e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Mark Yshida é atualmente Juiz Federal da 7ª Vara do Tribunal Regional Federal da 1ª Região - Seção Judiciária do Estado de Goiás.

Foi servidor público da Justiça Federal do estado de Goiás entre 1993 e 1995, quando passou a ser Promotor de Justiça do estado de Goiás. No ano de 1998 atuou como Juiz do Distrito Federal.

Aprovado no VI Concurso Público de Juiz Federal Substituto, foi nomeado para a Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais e entrou em exercício na 15ª Vara em setembro de 1998. Em 2001 foi promovido ao cargo de Juiz Federal da 1ª Vara da Seção Judiciária de Rondônia.

Em 2004 foi removido para a 13ª Vara da Seção Judiciária do Estado de Goiás, onde exerceu a diretoria do Foro no biênio 2012/2014. Sua remoção para a 7ª Vara se deu em julho de 2013.

Composição dos Tribunais Regionais Eleitorais

De acordo com a Constituição Federal, os Tribunais Regionais Eleitorais são compostos por 7 juízes, sendo dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça; dois juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo; e, por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes escolhidos dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.

Ainda, de acordo com o mandamento constitucional, os juízes dos Tribunais Eleitorais, salvo motivo justificado, servirão por dois anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos, sendo os substitutos escolhidos na mesma ocasião e pelo mesmo processo, em número igual para cada categoria.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido