TRE/GO e TRE/MS firmam parceria na implantação de painéis de B.I.

Painéis criados com ferramenta de gerenciamento de dados foram desenvolvidos pelo TRE/GO

TRE-GO Painel de BI B.I Painéis

Equipe de especialistas do Laboratório de Inovações do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás está no Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul para implantação da ferramenta de gestão Business Intelligene – B.I. O objetivo é instruir técnicos e analistas para dar continuidade as atividades que serão desenvolvidas. O trabalho iniciou no dia 24 de maio e segue até o dia 2 de junho de 2021.

A equipe goiana foi acolhida pelo Juiz-Auxiliar da Presidência do TRE/MS, Dr. Fernando Chemin Cury, que agradeceu ao Des. Leandro Crispim, presidente do TRE/GO, por autorizar o deslocamento dos servidores e por ceder ao TRE/MS a expertise goiana na implementação das ferramentas e no treinamento dos servidores.

Para o presidente do TRE/GO o compartilhamento de boas práticas é essencial para o aprimoramento dos serviços desenvolvidos na esfera judicial, além disso “o uso do sistema é essencial para o gerenciamento de dados estratégicos e garante uma gestão mais eficiente”, destaca o Des. Leandro Crispim.

Os painéis contarão com o uso da ferramenta para o gerenciamento de dados envolvendo estatísticas processuais, gestão de documentos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), dentre outros. Além disso, a ferramenta disponibiliza, em apenas um clique, todas as informações necessárias para o gerenciamento do Tribunal, através de painéis customizáveis em níveis estratégicos, táticos e operacionais. Como os dados se referem a cada estado, seu cruzamento confere personalidade para cada realidade.

Para José Carlos da Silva, Coordenador de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão do TRE/GO, líder da equipe goiana, a disruptura dos padrões antigos na obtenção de dados utilizados na gestão para a incursão no novo modelo, significa elevar o grau de excelência dos serviços prestados.

A colaboração institucional da Justiça Eleitoral de Goiás já compartilhou os painéis de soluções tecnológica B.I. desenvolvidos pela equipe goiana com diversas instituições parceiras, além do TRE-MS, com o Tribunal Superior Eleitoral, Tribunais Regionais Eleitorais do Piaui, Roraima, Mato Grosso e Bahia.

 

O que é Business Intelligence?

É uma ferramenta de gestão utilizada para acompanhamento e monitoramento de informações orçamentárias, administrativas e estratégicas que, no âmbito do Poder Judiciário, contribui para o aperfeiçoamento da atividade jurisdicional.

Em 2020, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por meio da Resolução nº 333/2020, que os tribunais devem destacar dados estatísticos em seus portais por meio da ferramenta B.I. A ideia é, por exemplo, facilitar o acesso às informações consolidadas pelos órgãos do Poder Judiciário para a tomada de decisões com base em dados atuais, confiáveis e disponíveis em um mesmo espaço, além de conferir ainda mais transparência aos seus atos.

 

 

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Com informações do TRE/MS

 

Acesso rápido