Memorial da Justiça Eleitoral goiana é inaugurado

Visite o Memorial Virtual e assista à transmissão do evento pelo YouTube

Evento Memorial

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás inaugurou nesta segunda (10), o Memorial da Justiça Eleitoral. O evento online, transmitido pelo canal do TRE-GO no YouTube, comemorou ainda o dia da Memória do Poder Judiciário.

O Presidente do TRE/GO, Desembargador Leandro Crispim, proferiu discurso de abertura do evento de inauguração, informando que o projeto Memória, previsto no Plano de Gestão 2020-2022, foi idealizado com os principais objetivos de promover ações de conservação do acervo memorial do TRE/GO, reconhecendo a parcela de contribuição da Justiça na construção da história da sociedade goiana, e de democratizar o acesso transparente às informações e acontecimentos que marcaram a existência desta Corte Regional. “A construção do Memorial Virtual prestigia nossas memórias e o legado das personalidades que se doaram e passaram a ser parte da história da Justiça Eleitoral. Sua disponibilização em meio eletrônico facilita o acesso aos materiais, uma vez que devemos estar atentos à realidade atual que vivemos, que nos exige parcimônia em deslocamentos e erradicação de aglomerações”, declarou o Desembargador-Presidente.

O Juiz-Membro da classe de juristas do Tribunal, Ouvidor Regional Eleitoral e Presidente da Comissão de Gestão da Memória,  Márcio Antônio de Souza Moraes Júnior, apresentou o evento, relatando a sucessão de eventos que possibilitaram a criação do Memorial Virtual: “O zelo e a valorização da Memória é uma preocupação antiga deste Tribunal que, desde o ano 2000, dedica especial atenção ao tema, quando o então Presidente, Desembargador Noé Gonçalves Ferreira, criou o Centro Histórico da Justiça Eleitoral em Goiás. O Diretor-Geral da época, Desembargador Messias de Souza Costa, constituiu, em seguida, a Comissão de Implantação do Centro Histórico da Justiça Eleitoral. Anos mais tarde, a gestão do então Presidente do Tribunal, Desembargador Ney Teles de Paula, destinou espaço físico para sua instalação, no Edifício-Sede, imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), onde em maio de 2011 foi inaugurado o Memorial físico da Justiça Eleitoral de Goiás. Em janeiro de 2021, o Presidente deste Tribunal, Desembargador Leandro Crispim, criou a Comissão de Gestão da Memória da Justiça Eleitoral de Goiás, a qual tenho a honra de presidir.”

Após o discurso do Juiz Márcio Moraes, foi apresentado um vídeo de apresentação do Memorial Virtual.

Ainda durante a abertura, Cecília Machado, Vice-Presidente do Conselho Regional de Museologia da 4ª Região comportou importantes aspectos da gestão de memória.

Posteriormente, o evento foi dividido em dois painéis. O primeiro, mediado pelo Juiz-Membro e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/GO, Vicente Lopes, recebeu primeiramente o Ministro Castro Filho, que versou sobre o tema "Redemocratização no Brasil e as primeiras eleições informatizadas". Em seguida, o Desembargador Noé Gonçalves Ferreira palestrou a respeito da "Criação do Centro Histórico da Justiça Eleitoral de Goiás". O Desembargador Itaney Francisco Campos falou então sobre a “Importância da Memória da Justiça Eleitoral de Goiás” e o historiador, escritor e professor Nars Chaul explanou sobre "A construção de Goiânia e o projeto arquitetônico da Praça Cívica".

O segundo painel foi mediado pela advogada e ex-Juíza Membro do TRE/GO, Maria Thereza Pacheco Alencastro Veiga, que convidou as Desembargadoras Beatriz Franco e Carmecy Rosa Maria Alves de Oliveira para tratarem respectivamente dos temas "O desafio da mulher na gestão da Justiça Eleitoral" e a " Importância da criação da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás". A última palestra, intitulada "Eleições Municipais na pandemia", foi proferida pelo Juiz da 141ª Zona Eleitoral de Anápolis, Carlos Limongi Sterse.

A visita ao Memorial Virtual possibilita viajar no tempo e observar um trabalho minucioso e arrojado que revela informações, imagens e vídeos dos dados históricos da construção dos prédios da Justiça Eleitoral de Goiás, dos documentos e urnas antigas utilizadas durante o processo eleitoral, além de um documentário sobre a comunidade Kalunga.

O Memorial também contempla material fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, com as seguintes exposições: a construção da voz feminina na cidadania, eleições no Brasil, diplomação na República Brasileira e 20 anos de urna eletrônica. Há ainda registros de parte dos gestores que colaboraram com o desenvolvimento do TRE-GO, que estão expostos nas galerias de Presidentes, Vice-Presidentes, Juízes Membros, Procuradores Regionais Eleitorais, Ouvidores, Diretores da Escola Judiciária e Diretores-Gerais.

Para assistir à íntegra do evento acesse aqui.

Assista ao vídeo de apresentação do Memorial da Justiça Eleitoral.

Visite agora mesmo o Memorial da Justiça Eleitoral, clicando aqui.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

Acesso rápido