Visite o Memorial Virtual da Justiça Eleitoral Goiana

Acervo histórico pode ser acessado na íntegra pelo público em geral

Tribunal Pleno do Memorial da Justiça Eleitoral Goiana

Inaugurado em 10 de maio, o Memorial Virtual da Justiça Eleitoral tem sido visitado por membros do Judiciário, historiadores, estudantes e público em geral. O lançamento fez parte do Projeto Memória, previsto no Plano de Gestão 2020-2022 do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Desembargador Leandro Crispim.

Navegando pelo Memorial Virtual, pode-se ter acesso a todo o seu acervo, composto por documentos históricos, mobiliário, vestimentas, imóveis, fotografias. A visita possibilita também conhecer um pouco da história da Justiça Eleitoral, ver exposições, galerias, programas, publicações, vídeos institucionais, mapas das Zonas Eleitorais, unidades de Memória, solicitar pesquisas, e, ainda obter mais informações sobre a Memória da Justiça Eleitoral de Goiás.

Há ainda um espaço destinado à Memória Viva com a disponibilização de depoimentos de personalidades que contribuíram com a Justiça Eleitoral de Goiás, como Presidentes, Corregedores, Diretores-Gerais, Procuradores Eleitorais, Diretores de Secretaria e servidores, alguns já aposentados. 

O Memorial Virtual também contempla material fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, com as exposições: “A construção da voz feminina na cidadania”, “Eleições no Brasil”, “Diplomação na República Brasileira” e “20 anos de urna eletrônica”.

A preservação da memória da Justiça Eleitoral, a contribuição para a formação da cidadania e a disseminação do conhecimento na área eleitoral são objetivos do Memorial.

A sede física do Memorial da Justiça Eleitoral de Goiás, inaugurado em de maio de 2011, ocupa a sala do antigo Plenário do Tribunal instalado no Edifício-Sede, imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN). O Memorial mantém o seu mobiliário original, utilizado de 1945 a 1990, devidamente restaurado, além de documentos e objetos que narram um pouco da história e da evolução da Justiça Eleitoral.

Com a pandemia da COVID-19, iniciada em março de 2020, surgiu a necessidade de ampliar e disponibilizar o acervo que compõe a Memória institucional em meio virtual, já que as visitas presenciais foram interrompidas.

Assim que for liberada a visitação presencial, o acesso ao Memorial físico poderá ser feito de forma programada, de segunda-feira a sexta-feira, das 12 às 18h, por meio do endereço eletrônico memorial-lista@tre-go.jus.br

Visite agora mesmo o Memorial da Justiça Eleitoral, clicando aqui.

Assista ao vídeo de apresentação do Memorial da Justiça Eleitoral.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

Acesso rápido