Primeiras sessões do ano serão realizadas no antigo plenário do TRE/GO

Mobiliário original foi utilizado de 1945 a 1990

Memorial da Justiça Eleitoral em Goiás

O Desembargador Leandro Crispim, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, inicia as primeiras sessões plenárias de 2021 no Memorial da Justiça Eleitoral de Goiás. O Memorial, instalado na sede do TRE/GO, que é tombada pelo IPHAN, ocupa a sala do antigo plenário com o seu mobiliário original restaurado, que foi utilizado de 1945 a 1990. Compõem ainda o espaço documentos históricos e objetos da época da instalação do TRE em Goiás, formulários para votação que eram utilizados antes das urnas eletrônicas, urnas de lonas, urnas eletrônicas e atas.

O Presidente decidiu aproveitar o momento em que o prédio do Tribunal está em reforma para resgatar a história do plenário goiano realizando algumas sessões no ambiente original. As sessões serão transmitidas pelo canal do TRE/GO no YouTube nas datas previstas no calendário de 2021. A primeira sessão do ano está prevista para o dia 21 de janeiro, às 16 horas.

O Memorial da Justiça Eleitoral em Goiás foi criado e montado através da Escola Judiciária em parceria com uma Comissão constituída para o Projeto Memória. Inaugurado em 2011, o Memorial está atualmente restrito à visitação, mas nos próximos meses terá seu acervo disponibilizado em plataforma virtual. O projeto objetiva a recuperação e preservação da Justiça Eleitoral e mostrará ao público a trajetória das eleições em Goiás e as memórias de personagens que ajudaram na construção e sucesso do Estado Democrático de Direito no Brasil.

O acervo de vídeos do Memorial dispõe, entre outros, dos seguintes temas: Eleições no Brasil "História"; Evolução e Trajetória da Justiça Eleitoral; Documentário "Conheça a Justiça Eleitoral; Criação de um sistema eleitoral seguro; Informatização: Justiça Eleitoral Brasileira; "Urna Eletrônica" O Caminho da Urna; Teste de Segurança nas Urnas Eletrônicas; Documentário "O que é Biometria"; Recadastramento Biométrico. Cada vídeo tem em média de três a quinze minutos de duração.



Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido