Representantes femininas na política ainda são minoria

Em Goiás, apenas 14,2% dos eleitos são mulheres

Participação feminina na política

O Brasil tem vivenciado, nos últimos anos, uma progressão no debate público em torno das questões femininas. Temas como assédio, violência doméstica, maternidade e carreira vêm sendo amplamente discutidos na sociedade e têm ganhado espaço no cenário político. A luta pelo direito das mulheres vem evoluindo não só no Brasil, mas em todo o mundo. Alguns avanços já foram conquistados nas últimas décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. No que tange à representatividade das mulheres na política, no entanto, percebe que as conquistas numéricas ainda são tímidas e se mostram muito aquém do desejado.

A Justiça Eleitoral vem promovendo diversas ações visando garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública. Dezenas de campanhas e eventos têm sido realizados com esse enfoque pelo país, em especial no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, onde ações como estas já haviam sido previstas no Plano de Gestão 2020/2022 do Presidente, Desembargador Leandro Crispim.

O cenário de baixa representatividade feminina no governo brasileiro é refletido em Goiás, muito embora o número de eleitores do sexo masculino seja inferior ao de eleitoras no estado. 

Dados de junho de 2021 no portal do Tribunal Superior Eleitoral indicam que o estado de Goiás conta com 4.627.025 cidadãos aptos a votar. Destes, 2.424.428 são mulheres, totalizando 52,40%. Na capital do estado, Goiânia, a proporção é um pouco maior: 54,53% do eleitorado é feminino, totalizando 532.707 mulheres em um universo de 976.904 eleitores.

Já entre as candidaturas, o público masculino é predominante. Das 23.636 candidaturas aptas em Goiás para as Eleições Municipais 2020, somente 7.914 eram provenientes de mulheres, o que se traduz em um percentual de 33,5%. Dessas, apenas 424 foram eleitas, ou seja, 14,2% das representantes do estado de Goiás são do sexo feminino.

A partir desta segunda-feira (2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estreia uma nova campanha de incentivo à participação feminina na política. Confira a íntegra da matéria.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido