23 de abril: Dia Mundial do Livro

Data criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)

livro e tablet

A Justiça Eleitoral goiana engajada na divulgação da importância da leitura e dos benefícios dessa atividade para a vida do ser humano exalta o Dia Mundial do Livro, comemorado anualmente no dia 23 de abril.

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a data do "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor" para homenagear várias obras literárias e seus autores, para encorajar as pessoas a conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos, além de buscar estimular a reflexão sobre a propriedade intelectual e a indústria do livro.

 

Origem do Dia Mundial do Livro

A Unesco escolheu a data do Dia Mundial do Livro em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral.

O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.

23 de abril é também a data de nascimento ou morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

 

No Brasil

No Brasil, o dia 29 de outubro também foi escolhido para se homenagear o livro, denominado "Dia Nacional do Livro", data de fundação da Biblioteca Nacional, com origem na transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.

 

Bibliotecas virtuais gratuitas

Temos diversos acessos que são disponibilizados de forma gratuita, citamos quatro abaixo como sugestão:

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Fonte: com adaptações

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_do_Livro

https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-livro/

Últimas notícias postadas

Recentes