Começam os procedimentos de preparação das urnas para o 2º turno

Gravação de mídias, carga e lacre fazem parte do processo

TRE-BA-URNA ELETRONICA

O procedimento de geração de mídias relativo ao segundo turno das Eleições 2020  acontece nesta sexta-feira, 20, no Anexo II do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, localizado na R. 25-A, 521, Setor Aeroporto, em Goiânia, podendo estender-se até o dia 21 de novembro. Os representantes de Partidos Polı́ticos, das Coligações, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Goiás, foram convocados por edital expedido pelo Presidente do TRE/GO para acompanharem o processo.

Em caso de necessidade de gerar novamente as mı́dias, os procedimentos poderão ser realizados no perı́odo da cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas das Zonas Eleitorais, que se iniciará neste domingo, 22, conforme cronograma de rotas .  Os editais relativos à carga e lacre nos municípos de Goiânia e Anápolis estão disponíveis para consulta nas edições nº 265 e nº 266 do Diário da Justiça Eletrônico do TRE/GO .

Carga e lacre, ação que acontece após a geração de mídias, consiste na transferência para as urnas eletrônicas dos dados dos eleitores, de acordo com as seções eleitorais, bem como dos candidatos que concorrerão nas Eleições. Em seguida, são colocados os lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pelos Juízes Eleitorais das respectivas Zonas Eleitorais, Promotores e representantes de partidos e coligações, convocados para acompanhar todo o processo.

Entenda o processo

De acordo com o disposto nos artigos 66 e 67 da Resolução do TSE nº 23.611/2019 , as Zonas Eleitorais, em dia e horário previamente indicados em edital de convocação, realizam a cerimônia pública de preparação das urnas para o pleito.

Considerando a importância do evento, aberto ao público, com participação da imprensa, dos partidos polı́ticos, de candidatos, de representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, é imprescindível a participação do Juiz Eleitoral para presidir a cerimônia de carga e lacre.

Na ocasião, as urnas são configuradas para as seções eleitorais, primeiro com a inserção do cartão de memória, contendo as informações de candidatos, cargos e os eleitores que votam na referida seção. Em seguida, é realizado o teste da urna para verificar se os dispositivos estão funcionando corretamente.

Por fim, todos os compartimentos da urna são lacrados e o equipamento já identificado por municı́pio, local de votação e seção eleitoral é guardado na sua respectiva caixa. Os lacres são assinados pelo Juiz Eleitoral e por todas as autoridades presentes.

Ao final da cerimônia, na presença de todos, é realizada auditoria por amostragem das urnas preparadas, conforme determinado no artigo 69 da Resolução TSE nº 23.611/2019 assim como nos artigos 36 a 39 da Resolução TSE nº 23.603/2019 .

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido