Presidente TRE/GO faz balanço geral das Eleições 2020

Coletiva foi realizada na manhã desta segunda-feira, 30

TRE-GO Coletiva - Eleições 2020

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Desembargador Leandro Crispim, recebeu nesta segunda-feira, dia 30, no Plenário da Corte, diversos veículos de comunicação para uma coletiva de imprensa sobre o balanço geral das Eleições 2020 em Goiás. Na ocasião, o Major Dallbian Guimarães, representante da Polícia Militar, prestou informações sobre dados da segurança durante o processo eleitoral.

“A logística das eleições tem contornos surpreendentes quando se analisa a grandiosidade dos números e a complexidade das tarefas perpetradas”, declarou o Presidente, revelando que, no primeiro turno, entre autoridades, servidores e colaboradores foram mais de 71 mil pessoas envolvidas na organização do pleito no Estado de Goiás. No segundo, cerca de 20 mil pessoas.

O eleitorado apto a votar em Goiás foi de 4.606.112 pessoas no primeiro turno. Nas cidades onde houve o segundo turno, Goiânia e Anápolis, o número foi de 1.240.777 eleitores. Foram utilizadas mais de quatorze mil urnas eletrônicas no primeiro turno, espalhadas em 2.430 locais de votação diferentes. Já no segundo turno foram 3.410 urnas eletrônicas em 464 locais de votação em Goiânia e Anápolis.

O atendimento telefônico na véspera e no dia das eleições somou 15.293 atendimentos somando os dois turnos. Foram julgados 24.929 pedidos de registro de candidatura e cerca de mil recursos eleitorais sobre diversas matérias, no prazo de menos de sessenta dias.

Durante o segundo turno, o TRE/GO não foi notificado quanto a aglomerações. As providências para evitá-las foram diversas, desde a sensibilização da população por meio da divulgação de informações até o aumento do número de fiscais da Justiça Eleitoral nos locais de votação, bem como a adesivação para demarcar as filas de eleitores com o devido distanciamento, suspensão da identificação biométrica, início da votação às 7h com preferência para idosos e mapeamento de possíveis pontos críticos.

Múltiplas medidas sanitárias de prevenção ao contágio pelo coronavírus foram realizadas durante o processo eleitoral: distribuição de álcool gel, face shields, máscaras e luvas para os mesários, disponibilização para os eleitores de álcool gel, orientação para levar caneta própria e a obediência de uma série de outros protocolos detalhados aos organizadores e colaboradores, através do Plano de Segurança Sanitária elaborado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e com os Hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês. Cerca de 60 toneladas de material de equipamento de proteção foram distribuídas.

Em relação à acessibilidade, o Presidente do TRE/GO afiançou que a Justiça Eleitoral é extremamente sensível à inclusão de todas as minorias com vistas a garantir o voto universal do povo brasileiro e em respeito à dignidade da pessoa humana. Os poucos casos de dificuldade relatados no primeiro turno foram todos resolvidos antes do segundo turno.

“A expressividade desses números evidencia o quanto foram pontuais as pequenas falhas ocorridas e demonstra o primoroso trabalho desenvolvido por toda a Justiça Eleitoral goiana”, concluiu o Desembargador Presidente.

De acordo com o Major Dallbian, a análise geral sob o aspecto da segurança foi de que as Eleições em Goiás transcorreram da melhor forma possível. Nenhum registro de crime eleitoral sequer foi feito pela Polícia Militar. No primeiro turno, haviam sido lavrados 133 termos circunstanciados de ocorrência e 35 autos de prisão em flagrante nos 246 municípios. “São vários os fatores que contribuíram para que os números fossem altamente positivos. O primeiro deles, a integração das forças policiais com o TRE/GO, que fez toda a coordenação do processo de segurança. O conjunto de esforços entre a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e essa integração foram fundamentais”, afirmou o Major, citando ainda a importância do uso de drones, uma estratégia de uma área de inteligência, que contribuiu principalmente para a redução do crime eleitoral de derramamento de santinhos.

Abstenção no segundo turno

Em Goiânia, foi registrado o comparecimento de 614.272 eleitores às urnas, percentual de 63,25%. O índice de abstenção foi de 36,75% (356.949).

Em Anápolis, foi registrado o comparecimento de 180.887 eleitores às urnas, percentual de 67,09%. O índice de abstenção foi de 32,91% (88.723).


Resultado do segundo turno

GOIÂNIA

1º ) Maguito Vilela (MDB): 277.497 (duzentos e setenta e sete mil e quatrocentos e noventa e sete) votos válidos (52,60%).
2º) Vanderlan Cardoso (PSD): 250.036 (duzentos e cinquenta mil e trinta e seis) votos válidos (47,40%).
O total de votos em branco foi de 26.193 (4,26%), e os votos nulos contabilizaram 60.546 (9,86%).

ANÁPOLIS

1º) Roberto Naves (PP): 101.349 (cento e um mil e trezentos e quarenta e nove) votos válidos (61,28%).
2º) Antônio Gomide (PT): 64.046 (sessenta e quatro mil e quarenta e seis) votos válidos (38,72%).
O total de votos em branco foi de 4.928 (2,73%), e os votos nulos contabilizaram 10.510 (5,81%).

Para mais informações e dados sobre as Eleições 2020 em Goiás, confira aqui .

Assista à coletiva na íntegra no Canal do TRE/GO no YouTube .


Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido