Eleitores devem ficar atentos às orientações para o 2º turno que acontece dia 29/11

Em Goiás, apenas Goiânia e Anápolis tem o 2º turno.

Eleições 2020 Logo

No dia 29 de novembro, apenas duas cidades goianas terão votação em 2º turno para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos: Anápolis e Goiânia. Ao todo 1 milhão 240 mil e 442 eleitores voltarão às urnas.

Para que a votação seja tranquila nessas cidades, o TRE reuniu algumas orientações para os eleitores.

- A consulta ao local de votação deve ser feita com antecedência, para evitar deslocamentos desnecessários e outros transtornos. Essa consulta pode ser feita no e-Título, pelo Tele-Eleitoral (148), no site do TRE ou pelo chatbot do TSE no WhatsApp (telefone +55 61 9637-1078).

- As medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus também valerão no 2º turno. Entre elas, o uso obrigatório de máscaras nos locais de votação, o distanciamento nas filas das seções eleitorais e a recomendação para que o eleitor leve sua própria caneta. Confira outras recomendações no Plano de Segurança Sanitária do TSE.

- O horário de votação será das 7h às 17h, sendo que o período das 7h às 10h é preferencial para os eleitores a partir dos 60 anos.

- Se tiverem febre no dia da votação ou se teve diagnóstico de covid-19 nos 14 dias antes da eleição, o eleitor e o mesário não devem sair de casa.

- Todo eleitor deve levar um documento com foto para apresentar ao mesário quando entrar na seção eleitoral. São aceitos carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho e carteiras de entidades profissionais reconhecidas por lei, como OAB e Conselho Regional de Medicina. Quem já fez o recadastramento biométrico tem a foto no e-Título e pode usar o aplicativo como documento de identificação. Mas, atenção: o eleitor não pode usar o celular na cabine de votação.

- Quem não votou no 1º turno pode votar no 2º, desde que não esteja com o título de eleitor cancelado ou suspenso.

 

Biometria

A identificação biométrica não está sendo utilizada nas Eleições 2020. Mas quem teve o título de eleitor cancelado por não ter feito o recadastramento biométrico não pôde votar no 1º turno e também não poderá votar no 2º turno.

 

Justificativa

O eleitor que não puder ir votar deverá justificar sua ausência às urnas. Quem estiver fora do seu domicílio eleitoral pode fazer a justificativa no próprio dia, pelo aplicativo e-Título ou indo a uma seção eleitoral, caso esteja em qualquer cidade brasileira que também tenha 2º turno.

Quem não puder votar por outros motivos terá 60 dias para fazer a justificativa, pelo app e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo contato de whatsapp das zonas eleitorais. Nesse caso, deverá apresentar um documento que justifique a ausência, como um atestado médico por exemplo. Se o eleitor não tiver um documento que comprove o motivo da ausência ele deverá escrever o motivo no requerimento e o juiz eleitoral vai analisar.

A justificativa de ausência à votação no 1º turno pode ser feita até o dia 14 de janeiro de 2021. Para o 2º turno, a justificativa poderá ser feita até o dia 28 de janeiro de 2021.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido