Eleitor tem até 60 dias após cada turno de votação para justificar ausência

1º turno pode ser justificado até 14 de janeiro. 2º Turno até dia 28 de janeiro.

Card para notícia sobre justificativa após as eleições.

 

O eleitor que não votou no 1º turno poderá justificar sua ausência até 14 de janeiro de 2021, já quem não votou no 2º turno tem até dia 28 de janeiro de 2021. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, no Sistema Justifica ou diretamente na zona eleitoral a qual o eleitor está inscrito, anexando documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

Para eleitores que estiverem no exterior, o prazo para justificar é de 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

O acolhimento ou não da justificativa apresentada fica a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor estiver inscrito.

É necessário fazer justificativa para turno em que o eleitor não compareceu.

 

Aplicativo E-título

Pode ser baixado nas plataformas para IOS ou Android gratuitamente.

Ao acessar o app, vá em “mais opções” e escolha Justificativa de Ausência, haverá perguntas com o objetivo de confirmar o acesso, preencha os dados e insira os documentos comprobatórios.

 

Sistema Justifica

Ao acessar o Sistema Justifica, o eleitor deverá informar os dados pessoais (exatamente como registrados no cadastro eleitoral), declarar o motivo da ausência às urnas e anexar documentação comprobatória digitalizada.

Desde que corretamente preenchido o requerimento, será gerado código de protocolo para acompanhamento e o RJE será transmitido à zona eleitoral a que o eleitor pertencer para exame pelo juiz competente.

O eleitor será notificado da decisão e, caso deferido o pedido de justificativa, será feito registro em seu histórico no Cadastro Eleitoral.

Caso surja mensagem de erro, o eleitor deve entrar em contato com a zona eleitoral em que for inscrito.

O contato das zonas eleitorais pode ser obtido na página do TRE/GO (clique aqui) ou se preferir enviar mensagem por whatsapp (clique aqui)  

Acesse o Sistema Justifica.

 

Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição)

Outra opção é preencher o requerimento de Justificativa Eleitoral e entregar na zona eleitoral na qual o eleitor for inscrito. Em razão dos cartórios eleitorais ainda não terem retornado ao atendimento presencial, a entrega poderá ser feita via whatsapp das zonas eleitorais. Consulte o número da zona eleitoral aqui.

Preenchimento online do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE)

Faça o download do Requerimento de Justificativa Eleitoral (formato PDF)

 

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido