55.856 eleitores goianos justificam ausência pelo E-título

Prazo para justificativa relativa ao primeiro turno se encerra em 14 de janeiro

TRE-PA E TITULO

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, até o dia de hoje, 23 de novembro, 2.079.060 pessoas de todo o Brasil já haviam justificado suas ausências no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, por meio do aplicativo E-Título.

Em Goiás, 55.856 eleitores utilizaram o título digital para efetivar a justificativa eleitoral.

 

Prazo para justificativa

O eleitor que não votou no primeiro turno poderá justificar sua ausência até 14 de janeiro de 2021, no aplicativo e-Título, no Sistema Justifica ou diretamente na zona eleitoral a qual o eleitor está inscrito, anexando documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

Para eleitores que estiverem no exterior, o prazo para justificar é de 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

O acolhimento ou não da justificativa apresentada fica a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor estiver inscrito.

A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu.

 

Aplicativo E-título

Pode ser baixado nas plataformas para IOS ou Android gratuitamente.

Ao acessar o app, vá em “mais opções” e escolha Justificativa de Ausência, haverá perguntas com o objetivo de confirmar o acesso, preencha os dados e insira os documentos comprobatórios.

 

Sistema Justifica

Ao acessar o Sistema Justifica, o eleitor deverá informar os dados pessoais (exatamente como registrados no cadastro eleitoral), declarar o motivo da ausência às urnas e anexar documentação comprobatória digitalizada.

Desde que corretamente preenchido o requerimento, será gerado código de protocolo para acompanhamento e o RJE será transmitido à zona eleitoral a que o eleitor pertencer para exame pelo juiz competente.

O eleitor será notificado da decisão e, caso deferido o pedido de justificativa, será feito registro em seu histórico no Cadastro Eleitoral.

Caso surja mensagem de erro, o eleitor deve entrar em contato com a zona eleitoral em que for inscrito.

O contato das zonas eleitorais pode ser obtido na página do TRE/GO (clique aqui) ou se preferir enviar mensagem por whatsapp (clique aqui)  

Acesse o Sistema Justifica.

 

Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição)

Outra opção é preencher o requerimento de Justificativa Eleitoral e entregar na zona eleitoral na qual o eleitor for inscrito. Em razão dos cartórios eleitorais ainda não terem retornado ao atendimento presencial, a entrega poderá ser feita via whatsapp das zonas eleitorais. Consulte o número da zona eleitoral aqui.

Preenchimento online do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE)

Faça o download do Requerimento de Justificativa Eleitoral (formato PDF)

 

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido