TRE/GO promove debate sobre a participação feminina na política

Evento on-line acontecerá nesta quarta-feira às14 horas

TRE-GO TRE Mulher

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás sediará, no próximo dia 15 de julho às 14 horas, em seu canal no YouTube (canaltrego), um debate on-line entre representantes femininas que atuam junto ao Poder Judiciário goiano sobre a necessidade de ações mais efetivas para promoção da igualdade de gênero na política. O evento, intitulado “A Mulher na Política”, organizado pela Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE/GO, será aberto pela Diretora-Geral em exercício, Cristina Tokarski e contará com a participação da advogada eleitoral Nara Bueno e da Delegada de crimes cibernéticos Sabrina Leles, sendo mediado pela Secretária Judiciária Fernanda Lucas.

Visando garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública, a Justiça Eleitoral vem promovendo diversas ações para incentivar essa conquista. Eventos para realizar debates e fomentar reflexões estão sendo realizados em todo o país e o Tribunal Superior Eleitoral tem desenvolvido diversas campanhas de estímulo à participação feminina na política, além de disponibilizar, no Portal da Justiça Eleitoral (JE), um espaço exclusivo dedicado às mulheres que fizeram e ainda fazem história na vida política e na JE.  Essa é uma das ações do projeto “Participa Mulher”, de incentivo ao protagonismo feminino na política. O portal dessa campanha permanente da Justiça Eleitoral reúne informações sobre a história do voto feminino, das primeiras mulheres a conquistar espaços de relevância no meio político e notícias que abordam a atualidade dessa participação. A página é parte das ações que integram as atividades da Comissão TSE Mulheres, instituída pela Portaria TSE nº 791/2019, atendendo à solicitação feita pela Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O projeto tem total apoio do Presidente do TRE/GO, Desembargador Leandro Crispim, e do Presidente do TSE, Ministro Luís Roberto Barroso, que tem como um dos objetivos de sua gestão o empoderamento feminino. Em live promovida recentemente pelo TSE, em que personalidades femininas debateram a necessidade de mais mulheres na política, iniciativa que fez parte da série “Diálogos Democráticos”, que transmite bate-papo com especialistas sobre temas relativos às eleições, o Ministro afirmou: “Precisamos aumentar a diversidade na vida pública brasileira. Somos um país multiétnico, multirracial, multicultural. Precisamos ter a consciência de que isso é um ativo, uma virtude, um privilégio que a história nos deu. Atrair mulheres para a política e para postos-chave na vida nacional”.

A mobilização nacional ganhou um reforço de peso com a publicação do Guia Acessível para Candidatura das Mulheres, lançado pela ONG Visibilidade Feminina, em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

A cartilha orienta mulheres sobre temas relacionados às campanhas eleitorais, como filiação partidária, lançamento e registro de campanha, propaganda eleitoral, financiamento e prestação de contas. A publicação tem o propósito de contribuir para a capacitação técnica e prática de mulheres que tenham interesse em se candidatar nas Eleições Municipais de 2020, enfatizando a importância da acessibilidade nos processos democráticos.

A publicação ressalta que o número de deputadas federais eleitas no pleito geral de 2018 cresceu 50% em relação ao pleito de 2014, depois que a legislação eleitoral tornou obrigatória a destinação, por parte dos partidos, de pelo menos 30% dos repasses de campanha a candidaturas femininas.

A cartilha já está disponível em versão digital e impressa, e pode ser baixada na página visibilidadefeminina.org.

Serviço:

TRE Mulher

Data: 15 de julho de 2020

Horário: 14h

Local: Canal do TRE/GO no youtube

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido