Eleitos em Goiânia são diplomados em cerimônia virtual

Solenidade aconteceu nesta sexta-feira, 18

TRE-GO Diplomação Goiânia

O Tribunal Regional Eleitoral realizou hoje, dia 18, a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos em Goiânia no pleito de 2020. A diplomação habilita os eleitos à posse e ao exercício do mandato que postularam. Em razão da pandemia da Covid-19, o evento foi realizado por meio virtual, conforme determinado pela Resolução TRE/GO nº 344/2020 e transmitida ao vivo às 10 horas pelo canal do TRE-GO no YouTube , onde permanecerá disponível.

A diplomação foi presidida pelo Juiz da 2ª Zona Eleitoral e Presidente da Junta Eleitoral, Leonardo Aprígio Chaves e contou com a participação do Promotor Eleitoral, Robertson Alves de Mesquita, e do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Goiás, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva.

O mestre de cerimônias, José Carlos da Silva, apresentou a solenidade mencionando o apoio da Corte Eleitoral goiana, presidida pelo Desembargador Leandro Crispim. Informou ainda que, para os candidatos de Goiânia, os diplomas estariam disponíveis para impressão pelo sistema Diploma Net , no site do TRE/GO, a partir das 16 horas do dia 18 de dezembro. Em caso de impossibilidade de acesso, poderão ser obtidos por e-mail, aplicativo de mensagens instantâneas ou entregues fisicamente aos eleitos. (Contato da 2ª Zona Eleitoral de Goiânia) . Foi destacado que somente terão acesso ao diploma os candidatos que cumpriram todos os requisitos da lei, especialmente quanto à apresentação das prestações de contas.

O Juiz Leonardo Aprígio Chaves declarou aberta a sessão solene e convidou a todos para ouvirem o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, concedeu a palavra ao Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Goiás, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva.

Lúcio Flávio cumprimentou a todos e destacou o reconhecimento público que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Goiás, faz à Justiça Eleitoral, especialmente ao Presidente do TRE/GO, que conduziu o processo eleitoral em todo o estado, garantindo segurança e higidez. “Nosso país tem uma Justiça Eleitoral constituída, independente, forte e competente, o que tem garantido a lisura do nosso processo eleitoral e, mais importante, a confiança redobrada do povo brasileiro na democracia do nosso país”, declarou o Presidente da OAB.

Na sequência, o Promotor de Justiça Robertson Alves de Mesquita fez o uso da palavra em nome do Ministério Público Eleitoral e, após os cumprimentos gerais, afirmou que, embora a eleição desse ano tenha sido diferente das anteriores em função do contexto em que vivemos, transcorreu com excelência. “Acredito que a comunhão e o esforço concentrado de todos permitiu que tivéssemos uma festa organizada da democracia”, concluiu o Promotor.

Os nomes dos Vereadores eleitos na capital foram anunciados, em ordem alfabética e, em seguida, os dos primeiros Suplentes.

Foi anunciada, então, a diplomação do Prefeito eleito do município de Goiânia, Maguito Vilela, assim como a do Vice-Prefeito, Rogério Cruz.

O Vereador mais votado da cidade, Isaias Ribeiro, foi convidado a se pronunciar em nome de todos os Vereadores eleitos. Entre cumprimentos e agradecimentos, Isaias ressaltou os desafios do pleito em função das circunstâncias da pandemia e a persistência necessária para alcançar o objetivo final. O novo representante da Câmara Municipal também frisou a importância e a responsabilidade de seus pares: “Temos uma linda e desafiante missão como vereadores, que é zelar pelo bem do nosso município, exaltar a democracia e o interesse público”.

O Vice-Prefeito Rogério Cruz discursou como representante da chapa eleita para a prefeitura de Goiânia, cumprimentando e agradecendo aos presentes e à população pelo voto de confiança depositado no Prefeito diplomado, Maguito Vilela e a ele, como Vice. Ressaltou a importância de reinventar a forma de gerir a administração pública, cuidando das pessoas e ao mesmo tempo desenvolvendo uma gestão moderna, resoluta e desburocratizada. Pediu orações pela saúde do companheiro de projeto e declarou: “Sou fiel soldado do nosso Prefeito Maguito e cumpriremos essa missão que nos é posta seguindo as diretrizes que junto planejamos em favor do povo goianiense, honrando seu voto e a sua confiança”.

Antes de declarar encerrada a solenidade, o Juiz Leonardo Aprígio Chaves agradeceu a presença de todos, parabenizou os eleitos, desejou-lhes um mandato profícuo e manifestou sua solidariedade ao Prefeito Maguito Vilela e seus familiares.


Consulte a lista por ordem alfabética de V ereadores e primeiros Suplentes eleitos em Goiânia em 2020.


Para mais informações, consulte a íntegra da Resolução nº 344/2020 .

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido