TRE/GO participa do II Encontro Virtual do Coptrel

Realizado pelo TRE/PA, encontro visa definir ações para serem implementadas nas eleições municipais 2020 no atual cenário de pandemia

TRE-GO II Encontro Virtual Coptrel

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás junto com o demais vinte e seis representantes dos TREs participam nesta segunda-feira, 24, das 9h às 18h, do II Encontro Virtual do Colégio de Presidentes Tribunais Regionais Eleitorais - Coptrel. Segurança da informação, cuidados e prevenção nas Eleições 2020 estão entre as discussões do encontro que mais uma vez será via webconferência, em razão da pandemia da Covid 19.

Além dos presidentes e técnicos de cada regional, participam do evento o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Luis Roberto Barroso, a assessora-chefe de comunicação e o diretor-geral do TSE, grupos de diretores-gerais dos tribunais e assessores de comunicação.

Os trabalhos são conduzidos pelo Desembargador Jatahy Júnior, Presidente do Coptrel e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e pelo Desembargador Roberto Gonçalves de Moura, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

Ao final do encontro, será debatida e aprovada a Carta de Belém. O documento será encaminhado, posteriormente, ao Tribunal Superior Eleitoral, com as proposições que surgirem a partir das deliberações acerca de temas de interesse da Justiça Eleitoral.

Tradicionalmente, o Coptrel realiza de três a quatro encontros anuais presenciais, em diferentes estados, com duração de dois dias. Já foram realizados 78 encontros e o mais recente aconteceu em junho deste ano, pela primeira vez em formato virtual.

 

25 anos de história

 

Fundado em 16 de setembro de 1995, o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) completa, em 2020, seus 25 anos de criação. Constitui-se em uma sociedade civil, sem fins lucrativos, integrada pelos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e que tem como Presidente de Honra o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

 

O Coptrel tem como objetivos a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais da Justiça Eleitoral; a integração dos Tribunais Regionais Eleitorais em todo o território nacional; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas em sua área específica; o estudo e o aprofundamento dos temas e das questões jurídico-eleitorais; a fixação de diretrizes, métodos e critérios, bem como a uniformização de orientações jurídico-administrativas na esfera eleitoral de sua competência, respeitada a autonomia e peculiaridade regionais; a exposição de problemas e a proposição de soluções junto à Presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Com informações TRE/PA

Acesso rápido