Já pensou em ser mesário voluntario?

Função permite ao cidadão se envolver com a democracia e ainda traz benefícios

video campanha mesario voluntario

Atuando diretamente no processo eleitoral, o mesário vem para garantir a segurança e legitimidade das eleições, eles atuam fiscalizando e auxiliando o eleitor no dia da eleição.

Além dos deveres, a função também possuí benefícios: auxílio alimentação no dia da eleição; obtenção de horas extracurriculares para estudantes; dois dias de folga do trabalho para cada dia atuante como mesário e desempate em concursos públicos que constarem a informação no edital.

Quem pode se inscrever como mesário voluntário?
A princípio, todos os eleitores maiores de 18 anos podem se inscrever, desde que não incorram em algum impedimento legal. Porém, não podem ser mesários, os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o 2º grau, inclusive, o cônjuge, os membros de diretórios de partido político que exerçam função executiva, as autoridades e agentes policiais, os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo, aqueles que pertençam ao serviço eleitoral, os militares da ativa, no exercício das funções militares, os eleitores menores de 18 anos e os analfabetos.

O que fazer para ser mesário?
Para alistar-se como mesário é fácil, basta clicar aqui e se inscrever diretamente no site do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Outra opção é através do app e-Título, que após atualização também permite o alistamento voluntário em sua interface.
É importante ressaltar que ao se inscrever o eleitor demonstra para a Justiça Eleitoral que gostaria de exercer a função de mesário, mas não lhe é garantido automaticamente o direito de ser convocado, pois pode não haver vaga no local de votação ou ele ter algum impedimento.

Em todo o Brasil as convocações para trabalhar no dia das eleições já começaram e acontecem desde o dia 18 de agosto. Em Goiás, em concordância com a Resolução TRE/GO n º 329 de 2020, elas estão acontecendo preferencialmente via WhatsApp ou E-mail. Portanto, fique atento!

Ficou interessado e quer saber mais?

Nós preparamos uma série de depoimentos de mesários voluntários que demonstram satisfação no papel. Eles relatam a quanto tempo desempenham a função, seus motivos para o voluntariado e outras experiencias. Esse é o #OrgulhoDeSerMesario. Confira o vídeo no topo da pagina. A serie completa você pode acompanhar em nosso canal do YouTube, clicando aqui.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido