Retrospectiva da década: Goiás 100% biométrico

Mais de 4 milhões de eleitores goianos foram cadastrados biometricamente entre 2009 e 2017

TRE-GO, por meio da STI, simula o ambiente de votação com as urnas eletrônicas a partir da biome...

Em Goiás a identificação biométrica do eleitor ocorreu entre 2009 e 2017, realizado em quatro etapas estrategicamente planejadas. Ao final foram recadastrados mais de quatro milhões de eleitores goianos, em 246 municípios.

O Estado de Goiás possui 4.507.564 eleitores e desde 2017 é 100% biométrico, o que quer dizer que todo o eleitorado goiano está apto a utilizar tal sistema de votação. O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás foi o quinto Estado a concluir a biometria no país, depois de Alagoas, Sergipe, Amapá e Distrito Federal. Até 2022, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, todos os eleitores brasileiros deverão votar com o sistema de segurança com base na impressão digital.

A implementação da biometria em todo o eleitorado brasileiro garante maior segurança ao processo eleitoral, afinal todas as pessoas no mundo possuem a digital diferente uma da outra, fato que garante a singularidade e a segurança do voto de cada eleitor.

Atualmente, cerca de 106 milhões de pessoas em todo o país já realizaram o recadastramento biométrico. Além de Goiás que já é 100% biometrizado, também já concluíram as etapas: Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Os demais Estados brasileiros ainda estão em processo de recadastramento biométrico ou em etapas finais da biometria.

Mais informações sobre a biometria podem ser obtidas pelo link: www.justicaeleitoral.jus.br/biometria/

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido